ISSN 2359-5191

18/08/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 08 - Saúde - Faculdade de Medicina
Tratamento hospitalar diferenciado amplia as perspectivas de cura da leptospirose

São Paulo (AUN - USP) - O Dr. Antônio Carlos Seguro, chefe da UTI do Hospital Emílio Ribas, conseguiu reduzir a mortalidade de pacientes que contraíram a leptospirose.

Por meio de um tratamento hospitalar mais eficiente, o número de mortes de pacientes em estado grave caiu de 54,2% para 35,7%, segundo dados do próprio hospital, ao conciliar uma equipe de fisioterapeutas à de médicos, aumentando a qualidade do tratamento.

Característica de países subdesenvolvidos, ela ocorre a partir do contato entre a água contaminada pela urina do rato, portador da bactéria leptospira, e a pele lesada ou mucosas do corpo. Se você teve contato com água de enchentes ou de esgoto e está com uma aparente gripe, cuidado! Esses são os primeiros sintomas da doença, atualmente muito conhecida devido a intensas campanhas de combate.

Em seu estágio avançado, conhecido como síndrome de Weil, esse mal gera diversas complicações no corpo, deixando-o amarelado, provocando hemorragias e causando insuficiência pulmonar e renal.

O professor Seguro, que é também responsável pelo Laboratório de Pesquisa da Unidade de Doenças Renais da Faculdade de Medicina da USP, realiza ali também uma pesquisa de combate à esse mal. Após estudarem por mais de dez anos a doença em cobaias, está se iniciando agora um estudo molecular a respeito das alterações que a bactéria gera nas células renais e a procura de substâncias que possam reduzir esse efeito.

Outra boa notícia para a população que corre risco de se contaminar é a descoberta do genoma da leptospira por um grupo de pesquisadores chinês e outro brasileiro, o que amplia a perspectiva da criação de uma vacina, solução que até então era muito dificultada devido à grande variedade de tipos dessa bactéria.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br