São Paulo (AUN - USP) - Em agosto desse ano se iniciarão as aulas do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Até 2013, a USP pretende inaugurar 13 mestrados profissionais, voltados sobretudo para as áreas de saúde e educação. Além do novo curso do IME, mais três mestrados profissionais serão iniciados na Universidade nesse próximo semestre, nas áreas de física, gestão pública e construção civil.
O programa é gratuito e voltado para professores de matemática do ensino fundamental e médio. Segundo Ricardo Bianconi, coordenador do curso, o Mestrado vem ao encontro de um programa nacional de reciclagem na formação de professores do ensino básico das escolas públicas.
“O mestrado profissionalizante difere do mestrado acadêmico nos temas abordados em algumas das disciplinas e na dissertação final”, diz Bianconi. Além disso, tem como objetivo a modelagem e soluções de problemas específicos da profissão de educador, enquanto o mestrado acadêmico se foca na especialização do aluno em um tema avançado de pesquisa. “A estrutura do curso é basicamente a mesma: cursar disciplinas, fazer exame de qualificação e apresentar ao final uma dissertação.”
As inscrições para o curso se encerraram em maio, no dia 19. Apesar da aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ter vindo somente no final do ano de 2011, a procura pelo curso foi razoavelmente grande. Segundo Bianconi, “o tempo de preparação de toda a burocracia original não permitiu uma divulgação mais antecipada do processo seletivo. Foi até melhor do que as expectativas iniciais do Instituto”.
O curso recebeu nota 4 na avaliação prévia da Capes, órgão responsável pela responsável pela regulação e supervisão da educação superior no Brasil.