ISSN 2359-5191

25/08/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 09 - Meio Ambiente - Instituto de Matemática e Estatística
Brasil é sede de congresso internacional de bioinformática

São Paulo (AUN - USP) - Entre os dias 25 e 28 de outubro acontecerá na cidade de Angra dos Reis (RJ) o II Congresso Internacional de Bioinformática e Biologia Computacional, o Icobicobi (sigla em inglês de International Conference on Bioinformatics and Computational Biology), maior evento de bioinformática do país.

A bioinformática é um importante campo da área biomédica e um dos pilares das pesquisas em biotecnologia. Devido à posição de destaque do Brasil nessa área, em especial no que diz respeito às pesquisas com o genoma, o país testemunhou o crescimento de vários grupos de pesquisa que vêm contribuindo de forma significativa neste campo, fazendo com que a bioinformática adquira importância no cenário nacional. Empresas brasileiras do setor estão agindo tanto dentro quanto fora do país, enquanto a pesquisa, a formação de recursos humanos e a transferência da tecnologia para o setor produtivo atingem níveis de maturidade.

O número de pesquisadores de bioinformática foi fortalecido devido à criação de programas de doutorado e de cursos de especialização lato sensu, que recebem alunos de diversas regiões do país. Sandro de Souza, pesquisador-sênior do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e um dos organizadores do Icobicobi, destaca que a grande procura por esses cursos e o alto nível dos trabalhos neles elaborados evidenciam o sucesso dessa iniciativa.

Eventos internacionais como o Icobicobi surgiram devido à necessidade de integrar os pesquisadores brasileiros dessa disciplina e de projetar o país na comunidade internacional de pesquisa.

O congresso desse ano será sua segunda edição. No ano passado, quando foi realizada no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a conferência contou com a participação de 373 inscritos, sendo 207 alunos e 108 pesquisadores. Na ocasião foram discutidas pela primeira vez no país questões relativas às necessidades de avanços nas pesquisas em bioinformática.

O evento desse ano espera receber de 400 a 450 participantes. O foco principal de discussão será a aplicação dessa ciência em diversas áreas, havendo mesas voltadas para a genômica, a proteômica, a evolução molecular e a bioinformática estrutural. Além disso, haverá sessões que discutirão as perspectivas da bioinformática no país.

As inscrições para o II Icobicobi estão abertas e todos os interessados no assunto podem fazê-las no site www.icobicobi.com.br.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br