ISSN 2359-5191

25/08/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 09 - Educação - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Castração de cadelas causa mudanças de comportamento

São Paulo (AUN - USP) - A castração de animais domésticos é algo que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Muita gente opera seus cães e gatos por conveniência ou por motivos diversos, muitas vezes desconhecendo os efeitos que tal ato pode causar no animal. A pesquisadora Anne Marie Gebers, especialista em reprodução animal, desenvolveu recentemente estudos sobre os efeitos da castração em fêmeas (ovariohisterectomia) de cães domésticos.

O estudo deu-se através da análise de respostas comportamentais de 100 cadelas de raças e idades variadas após a castração. A pesquisadora, por meio de questionários dirigidos aos donos dos animais, com perguntas a respeito do ambiente onde a cadela vive, histórico médico, vida sexual, hábitos alimentares e de higiene, comportamento social, além de dados demográficos. Os questionários foram respondidos antes da cirurgia e seis meses após.

Além disso, foi feita uma análise hormonal e citológica em 16 dentre as 100 cadelas estudadas, para verificação dos níveis de prolactina, progesterona, testosterona e sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA), ligado à obesidade.

Os resultados mostram que todos os proprietários das cadelas estudadas demonstram gostar de seus animais e preocupar-se com seu bem-estar. As cadelas que dormem na cama do dono têm maior probabilidade de desenvolver problemas comportamentais, como dominância.

As observações mais comuns, seis meses após a cirurgia, mostram aumento da agressividade das cadelas com estranhos, aumento de peso, diminuição da atividade física e aumento da docilidade com membros da casa. Ciúme, carinho e obediência não sofreram alterações significativas, assim como o relacionamento com outros cães da casa. A pseudociese (falsa gravidez) mostrou-se eliminada e o comportamento de monta (simulação de cópula com pessoas, animais ou objetos) foi reduzido.

A tese de Anne é importante, pois mostra que, apesar da preocupação com seus animais, muitos proprietários aplicam em suas cadelas a ovariohisterectomia sem saber os efeitos que tal cirurgia pode causar no animal.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br