São Paulo (AUN - USP) - Simulador cavitário virtual estará disponível até o dia 31 de outubro, no Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP (FO). O equipamento cedido pela Moog do Brasil representa um avanço para o aprendizado prático dos estudantes e recebeu 15 dias a mais para demonstrações na Universidade. A intenção do Núcleo de Teleodontia é de adquirir pelo menos três destes aparelhos, o chamado Simodont.
O simulador virtual traz diversas vantagens para os estudos odontológicos. De acordo com Mary Caroline Skelton, do Núcleo de Teleodontia da FO, ele possibilita um treinamento em situações mais reais, pois simula peças anatômicas e arcadas dentárias com aplicação da realidade virtual. Situação esta que a pesquisadora diz ser “aumentada e háptica”, sendo esta última a robótica que simula sensação táctil de peso de instrumentos, toque em tecidos e torque, força exercida sobre os objetos. Em comparação com outros equipamentos que possuem características de ergonomia diferentes, o simulador disponível na FO tem o diferencial de permitir que se trabalhe olhando diretamente a simulação do preparo.
Além disso, com simuladores do tipo é possível diminuir o uso de peças anatômicas que, segundo Mary, tendem a desaparecer. O aparelho possibilita uma substituição melhor do que dentes artificiais de resina “que têm anatomia pobre em detalhes e não simulam a sensação táctil dos dentes naturais”, diz a estudiosa. Outro benefício do Simodont é o oferecimento de sistema integrado de courseware, que permite que o aluno acompanhe seu desempenho, mostrando os erros e registrando os momentos em que ocorreram. Mary comenta que “essa tecnologia se aproxima da tendência de avaliação em tempo real, na qual o aluno tem a possibilidade de se auto-avaliar com auxílio do sistema”.
O equipamento é interessante para o treinamento laboratorial de estudantes de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização). “O Simodont tem módulos de preparação diferenciados para preparos cavitários, cavidade de acesso endodôntico e prótese”, conta Mary que considera, além disso, a possibilidade do simulador levar alunos do ensino médio a se interessarem pela profissão.
Com o projeto encaminhado à Fapesp, o Núcleo pretende adquirir três máquinas do tipo, número que pode ser ampliado na intenção de se oferecer um laboratório de simulação para a FO, com uso colaborativo de outras escolas. Neste processo de interação, em parceria com a Moog do Brasil, o Núcleo de Teleodontologia participará do desenvolvimento de novas arcadas e peças em 3D, de permanentes e decíduos, na sensação táctil de diferentes situações e na tradução do courseware para uso em português.