São Paulo (AUN - USP) - O departamento de engenharia de produção da Escola Politécnica organiza, dos dias 9 a 11 de novembro, o seminário internacional “O Trabalho no Século XXI”.
O tema principal a ser discutido nos três dias de palestras é o novo rumo da organização do trabalho, considerando a influência de uma macroeconomia dependente e o grande desenvolvimento tecnológico que, até certo ponto, diminuiu as vagas de trabalho manual.
A iniciativa partiu do grupo Trabalho, Tecnologia e Organização (TTO), formado por pesquisadores da Poli, com o intuito de trazer soluções para as necessidades de modernização do trabalho, ainda baseado nos antigos modelos europeu e norte-americano de divisão de tarefa e produção em grande escala (fordismo e taylorismo).
Segundo o grupo, o seminário tem um importante papel de trazer a tona uma discussão esquecida no país há muitos anos: as questões relacionadas ao ato de trabalhar em si e suas conseqüências para os trabalhadores e para a produção.
O seminário contará com a presença de pesquisadores e professores da USP e de diversas universidades européias e norte-americanas, além de representantes do Governo Federal e sindicatos e associações ligadas ao trabalho.
As palestras serão realizadas ao longo de todo o dia e são abertas ao público geral. As inscrições deverão ser feitas através do link do evento no site www.poli.usp.br.