Há exato momento 50 anos em 25 de maio alguns lideres africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia), contra a subordinação que o continente Africano sofria há séculos, e a sim foi criada a Organização da Unidade Africana (OUA), que hoje é conhecida internacionalmente como “União Africana”(UA).
A organização das Nações Unidas (ONU), consciente da importância desse encontro, institui em 1972 o dia 25 de maio como “Dia de África”
É uma data que passou a ser conhecida como o símbolo da luta e combate dos povos do continente africano, pela sua independência e emancipação e a superação de todas as formas de desigualdade social.
A luta do povo africano pela sua independência e libertação também é comemorada aqui no Brasil no dia 25 de maio, uma data que é celebrada pelos negros do Brasil e do Mundo pelos progressos e as dificuldades e as obras realizada no continente africano.
O Dia de África é a manifestação de milhares de africanos que tem o objetivo de organizar os desafios da construção do futuro de uma áfrica solidária e democrática.
Esta data também é comemorada por estudantes africanos que encontram-se a estudar aqui no Brasil. Os estudantes africanos reúnem-se todos os anos nesta data em São Carlos.
E assim festejam todos o aniversario do seu continente, uma data que tem muito significado pra eles que não pode passar despercebida.
É uma festa que tem como objetivo unir todos estudantes africanos que encontram-se a estudar aqui no Brasil, e em estados diferentes. Nesta festa alguns estudantes também aproveitam a data e o momento para encontrarem-se com alguns parentes que estudam em estados diferentes, ou seja estados que ficam muito longe um dos outros.