São Paulo (AUN - USP) - Para alguns alunos de engenharia, é bastante difícil aplicar conceitos abstratos de geometria descritiva – como ponto, retas e curvas – à realidade prática. A assimilação destes conhecimentos e a forma como eles são utilizados na resolução de problemas foi o tema da dissertação de mestrado defendida em junho na Escola Politécnica pela pedagoga Márcia Regina Bertolozzi.
Em seu trabalho Um Estudo sobre Memória e Solução de Problemas: Enfoque das Neurociências, Márcia analisa o processo de assimilação e armazenamento das informações recebidas pelo cérebro humano e como elas são aplicadas nas soluções de problemas. Estas análises revelam “pistas” que ajudam a traçar estratégias para o aperfeiçoamento do ensino de Desenho em Engenharia, disciplina em que os alunos mais enfrentam dificuldades de aprendizagem, já que exige alta capacidade de abstração para apreensão de conteúdos.
Márcia lembra que a memória assume um papel fundamental no processo de aprendizagem. Uma das formas de se trabalhar esse aspecto é a repetição de conteúdos dados em aula, por meio de exercícios intensivos. “Na Poli isso já é feito”, afirma Márcia. Outro ponto a ser trabalhado é a retomada, no curso superior, de conceitos dados no Ensino Médio. “Com a reforma curricular, houve uma redução da carga horária das disciplinas de geometria e desenho nos ensinos fundamental e médio, e isso foi prejudicial para os novos alunos de engenharia”.
O uso de computadores na elaboração de projetos é também alvo de crítica de Márcia. Segundo ela, a utilização de programas para o desenvolvimento de projetos interfere de forma negativa na capacidade do aluno de relacionar noções de geometria descritiva à realidade concreta. “Constatei que engenheiros que ‘aprenderam desenhando’ tinham mais facilidade em abstrair do que os atuais alunos, que trabalham com computadores”.
Mas não só a memória é importante na resolução de problemas. Márcia lembra que outros fatores também devem ser levados em consideração e estimulados em sala. “As funções mentais são inter-relacionadas. Neste processo também são importantes a criatividade, o raciocínio, as tomadas de decisão, a percepção, entre outros”, revela.
A pesquisadora atualmente está trabalhando em seu projeto de doutorado. Nele, Márcia pretende trabalhar com alunos de graduação que estão desenvolvendo projetos na unidade, procurando analisar quais os conceitos necessários em seus trabalhos e como eles são aplicados na prática.