ISSN 2359-5191

29/05/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 27 - Ciência e Tecnologia - Escola Politécnica
Empresas têm problemas na avaliação de informações
Doutor da Poli encontra discrepâncias na hierarquia empresarial

Corporações modernas usam cada vez mais a tecnologia para aumentar sua competitividade, ao mesmo tempo, cada vez mais precisam de mão-de-obra qualificada, nesse contexto “...o profissional da informação tem papel fundamental”, diz Osmar Aparecido Machado, ao apresentar sua tese de doutorado “Qualidade da informação: uma abordagem orientada para o contexto”.

Machado, doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, comenta que motivado pelo contexto das novas tecnologias que possibilitaram um grande aumento na velocidade da comunicação escolheu o tema de sua pesquisa. Segundo o pesquisador objetivo foi: “compreender a relação dos profissionais e usuários com as dimensões da qualidade da informação", focando no “contexto de uso e na percepção que esses profissionais têm dessa qualidade” e finalmente “apurar uma classificação de dimensões a fim de trazer alguma contribuição as organizações”.

Estabelecendo as bases para a pesquisa

Machado considera que a maioria das empresas utiliza sistemas de informação. Esses são conjuntos de dados que ao serem organizados e estruturados transformam-se em informação que pode ser utilizada para ajudar na tomada de decisões por parte da organização. Entretanto, ele argumenta que há pouco estudos voltados à relação de desenvolvedores de sistemas e os usuários finais.

Para avaliar a questão dessa relação entre produtores e consumidores de softwares de informação Machado utilizou os conceitos de “valores esperados” e “valores percebidos”, sendo o primeiro o valor dado a expectativa do usuário perante determinada informação e o segundo ao valor dado após o uso da mesma.  Também estipulou as seguintes “dimensões” (categorias em que uma informação pode ser avaliada): valor agregado, relevância, pontualidade e completude.

Com esses critérios estabelecidos, Machado definiu o grupo a ser estudado. Abrangeu todos aqueles que trabalham com a informação, dividindo-os em três categorias: a primeira são os produtores, responsáveis pela criação da informação e dos softwares da organização. A segunda são os gestores, responsáveis pelo ciclo de produção, armazenamento, manutenção e segurança de dados. A última categoria são os consumidores, pessoas que de fato utilizam os sistemas de informação nos negócios. O pesquisador aponta que estes, diferentemente dos gestores e produtores, podem não possuir uma formação profissional específica, podendo ter formações acadêmicas diversas ou mesmo nenhuma.

Diferenças na hierarquia

Machado então formulou um questionário abordando os pontos específicos da qualidade de informação e o enviou ao grupo-alvo definido. Participaram da pesquisa analistas, desenvolvedores, gestores e consumidores formados em administração de empresas e com diferentes perfis profissionais. Com o questionário, o pesquisador pôde avaliar se a percepção da qualidade de informação dos produtores e gestores estava de acordo com a dos consumidores.

As conclusões foram que os consumidores, em geral, atribuem menor valor as dimensões em comparação a gestores ou produtores.  Entre esses últimos, os gestores mostraram um maior domínio das dimensões de avaliação da qualidade de informação. Machado especula que isso se deve a “visão de negócios mais apurada” do gestor em relação a do produtor, que tem uma visão mais técnica da produção da informação, ou seja, há uma distância entre gestores e produtores e ainda maior entre estes e os consumidores de informação nos ambientes organizacionais.

Créditos da foto: Accreditation

 

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