ISSN 2359-5191

10/06/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 33 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Inteligência de negócios é o diferencial na competitividade de mercado

O uso da inteligência de negócios, ou business intelligence (BI), vem se mostrando a chave para o sucesso de empresas e serviços desde os anos 1990. A afirmação vem de Stan Zanarotti e George Dealy, responsáveis respectivamente pelos setores de tecnologia e pelo desenvolvimento de novos produtos da empresa norteamericana de softwares Dimensional Insight, atuante, especificamente, no setor alimentar e da saúde. Segundo eles, o tratamento dado à grande disponibilidade de informações que a internet propicia é o fator de desempate na competitividade das empresas.

O conceito, de uso bastante amplo, refere-se a uma série de teorias, processos e tecnologias que viabilizem a aglutinação de dados diversos em informação que seja significante e útil para determinada empresa. A ideia da inteligência de negócios é transformar um aglomerado de informações aparentemente aleatórias em algo realmente valioso em termos de mercado: o desenvolvimento de novas estratégias.

De acordo com Stan Zanarotti e sua experiência na área através da Dimensional Insight, o segredo é fazer o cruzamento de dados entre as organizações. “Mesclando o sistema público ao setor privado, ambos dispersos em seus diferentes nichos, é possível integrar as informações e transformá-las em objeto de estudo, de modo a gerar pesquisa útil”, afirma. Com a reunião dos dados em cadeia, retirados das mais diversas fontes e sistemas, as empresas que utilizam a business intelligence podem, então, oferecer uma solução elaborada para problemas específicos próprios. “Nossa estimativa é de que o potencial de melhorias da BI nos EUA evite que as grandes empresas percam de R$ 300 a R$ 400 bilhões”, ressalta Zanarotti.

No sistema da business intelligence, a informação precisa vir dos mais diversos sistemas para que o estudo gerado seja o mais abrangente possível. “Se formos atrás de informações do governo sobre uma determinada doença, mesclando com dados das empresas farmacêuticas privadas, podemos obter uma preparação para um novo tratamento para essa enfermidade”, exemplifica Zanarotti.

No entanto, apesar de a inteligência de negócios tornar-se cada vez mais determinante no mundo corporativo, Stan Zanarotti afirma que muitas empresas ainda não adotaram a prática e têm cada vez mais dificuldades em manter-se competitivas no mercado. Para a Dimensional Insight, porém, a inteligência de negócios é, além de melhorar o serviço oferecido pela empresa, um modo de torná-lo mais rentável. “É dar a informação mais lucrativa à empresa, colocar o consumidor deste dado no centro do processo, o que o faria entender melhor como usar e o que fazer com o estudo”, reitera Zanarotti.

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