São Paulo (AUN - USP) - A “Coleção Ambiental” é uma iniciativa do Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo (Nisam), que reúne estudos e pesquisas da USP e outras instituições de ensino sobre o tema. Os novos títulos são: Educação Ambiental e Sustentabilidade e Curso Interdisciplinar de Direito Ambiental.
Coordenada pelo Professor Arlindo Philippi Jr., responsável pelo Nisam, a coleção se caracteriza pelo tratamento multidisciplinar dado aos temas. “A proposta é suprir as bases necessárias para o trato das questões ambientais, e contribuir para o conhecimento de graduandos, pós-graduandos e profissionais dos problemas e possíveis soluções para a melhoria da qualidade do meio ambiente”, diz. Apesar da finalidade acadêmica das obras, Arlindo afirma que a linguagem simples e didática torna os livros acessíveis ao público em geral.
Segundo o Professor Arlindo Phillip Jr., o objetivo do livro Educação Ambiental e Sustentabilidade é entender a Educação Ambiental como uma forma de educação política, visando uma ação transformadora da realidade sócio-ambiental. A obra aborda das questões conceituais e de fundamentação de meio ambiente às estratégias para aplicação da educação ambiental por diferentes instrumentos, e mostra fundamentos metodológicos e estudos aplicados à educação ambiental. Além de estudos feitos por pesquisadores da USP, contribuíram para este trabalho órgãos como a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Planejamento Urbano de São Paulo e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Já o livro Curso Interdisciplinar de Direito Ambiental apresenta problemáticas associadas à elaboração e aplicação de políticas públicas e relativas ao meio ambiente, bem como metodologia do trabalho científico na área ambiental. “O objetivo é fazer entender as operações básicas do Direito Ambiental, mostrar visões de estudiosos que atuam no campo teórico e no campo prático”, explica Arlindo Phillip Jr..O livro trata dos fundamentos do Direito Ambiental, compreendendo as esferas administrativa, civil, penal, internacional e processual. Traz também questões relacionadas à Responsabilidade Civil Ambiental, ao Patrimônio Cultural, ao Direito Sanitário e ao Direito Econômico Ambiental.
Na ocasião, também foi lançada a “Revista Brasileira de Ciências Ambientais” uma iniciativa do Nisam e do Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR). A revista divulgará resultados de estudos e pesquisas na área ambiental. O evento aconteceu último dia 17, na Faculdade de Saúde Pública.