São Paulo (AUN - USP) - Verificar impactos ambientais decorrentes do turismo ecológico, sobretudo quanto à poluição de rios e represas por esgotos domésticos e manejo de resíduos sólidos, é o tema da tese Ecoturismo e impactos ambientais na Região de Iporanga - Vale do Ribeira-SP, que será defendida no próximo dia 10 pelo biólogo Leandro Luiz Giatti, doutorando do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública – USP.
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no Estado de São Paulo, é um importante centro de Ecoturismo inserido num contínuo remanescente de mata atlântica, com 36 mil hectares. A maior atração do parque é a existência de inúmeras cavernas. A crescente demanda da visitação e dos respectivos serviços turísticos no Bairro da Serra, área de camping e pousadas próxima ao parque, acarretam riscos ao patrimônio natural da região.
O pesquisador realizou 16 coletas de água em diversos pontos do rio Betari e em afluentes. As amostras foram analisadas em laboratório quanto aos parâmetros indicadores de qualidade da água. Os estudos observaram que o Betari apresenta índices de poluição por esgotos domésticos, principalmente em pontos vulneráveis às cargas poluidoras oriundas do Bairro da Serra. E dois dos seus afluentes apresentam forte poluição e inconformidades com a atual legislação.
Foram realizadas também visitas técnicas em locais de disposição final de resíduos sólidos. Segundo Giatti, “o manejo dos resíduos sólidos demonstrou caráter de externalização do impacto ambiental, pois o lixo coletado no parque e no Bairro da Serra é levado para outras localidades e disposto de maneira irregular”.
A pesquisa concluiu que o crescente fluxo turístico e a intensa visitação registrada em feriados prolongados agravam os problemas identificados. “As condições de saneamento ambiental verificadas apontam para riscos de saúde pública, favorecendo a proliferação de doenças parasitárias intestinais e demais doenças de veiculação hídrica”, adverte o pesquisador.
A tese Ecoturismo e impactos ambientais na Região de Iporanga - Vale do Ribeira-SP, será defendida dia 10 de dezembro, às 14h, na Faculdade de Saúde Pública da USP.
Mais informações: lgiatti@usp.br