São Paulo (AUN - USP) - O professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), Leônidas Brandão, desenvolve, desde 1996, um projeto que visa aumentar a utilização da informática como ferramenta no ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio.
Centralizado no site iMática (www.matematica.br), o trabalho ocorre em duas frentes. Num primeiro momento criou-se o LEM, Laboratório de Ensino de Matemática, que ministra um curso que ensina a utilizar softwares já existentes e testa novos materiais didáticos. Num segundo momento, foram criados programas com o objetivo de melhorar o ensino da Matemática, utilizando da melhor maneira possível os recursos tecnológicos disponíveis. “Através dos softwares, o aluno pode experimentar e descobrir sozinho as propriedades matemáticas”, afirma o professor Brandão, que acredita que o computador muitas vezes é utilizado somente como uma biblioteca virtual.
Um destes softwares é o iGeom, programa especializado no ensino de Geometria. Apesar de ainda estar em fase de construção, o iGeom já pode ser utilizado, estando disponível gratuitamente no site do projeto. “A Geometria é um dos melhores campos para a utilização da informática, já que se pode poupar o aluno do trabalho de desenhar as estruturas. Mais importante que usar o compasso e a régua é saber o que se está fazendo”, afirma Brandão.
Neste ano as turmas do LEM foram bastante reduzidas devido a problemas na divulgação do projeto. Segundo Brandão, o problema é que boa parte dos envolvidos acaba se dedicando paralelamente a outras atividades na universidade, como pesquisas, sobrando pouco tempo para se dedicar ao projeto. Não foram também firmados convênios, que garantiriam estagiários para auxiliar no serviço.
Entretanto, promete-se um crescimento para o ano que vem. Já estão abertas as inscrições para os grupos de professores interessados. Para isso, basta acessar o site do projeto (www.matematica.br) ou entrar em contato com o professor Leônidas Brandão pelo e-mail leo@ime.usp.br.