À primeira vista, a união das áreas de design e de publicidade pode parecer inusitada. Porém, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU) mostram que ambos os campos podem, de fato, se complementar. Cauê Nouér, Fernanda Oliveira, Thabata Oliveira e Vinicius Ladívez ganharam o primeiro lugar do concurso EDP University Challenge por projeto desenvolvido na disciplina Design de Publicidade, oferecida pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA).
O concurso universitário é anual e propõe aos estudantes realizar planos de negócios ou propostas de marketing e comunicação para a EDP, multinacional portuguesa focada na geração de energia elétrica e sustentabilidade. Em 2013, quatro grupos de discentes da FAU chegaram à final, entre eles o grupo vencedor. O projeto premiado teve como proposta a ideia de "Livros Renováveis". Por meio de máquinas espalhadas em diferentes pontos da cidade, as pessoas se engajariam em uma campanha gratuita de empréstimo de livros. Usuários poderiam retirar livros dessas máquinas, além de depositar seus próprios exemplares para futuros leitores, em uma espécie de biblioteca circulante.
Curiosamente, a proposta vencedora teve um enfoque cultural, embora a empresa para qual ela foi feita lide com material energético. Sobre isso, o professor responsável pela disciplina, Hugo Fortes, comenta: "É difícil fazer propaganda de energia. Ela é um serviço, não um produto com características muito claras. Então, algumas empresas, nesse caso, optam por fazer uma campanha mais institucional. Apoiando algum tipo de iniciativa cultural, esportiva. A ideia do patrocínio muitas vezes é usada."
Este é o segundo ano consecutivo que alunos de design da FAU ganham o EDP University Challenge. Em 2012, Lucas Neumann, Caio César, Luís Adriano Furtado, Natasha Higa e Tadeu Kendi foram premiados com o trabalho Energia Positiva. Nessa ação, painéis solares seriam instalados em estabelecimentos, estimulando o uso da energia renovável. Consumidores que os frequentassem acumulariam pontos, que poderiam ser trocados por benefícios, como descontos na conta de luz.
A junção de dois meios distintos, como design e publicidade, além de prêmios, engrandecem a formação do futuro profissional. "[Na FAU] eles têm alguns trabalhos que são muito bem resolvidos visualmente, mas nem sempre eles têm uma criação mais conceitual", afirma Fortes. "Na ECA, é o contrário: aqui há muito bem a parte de criação, mas, na parte visual, deixa a desejar". Os benefícios criativos da disciplina favorecem, portanto, ambas as áreas.