Professores e alunos da Faculdade de arquitetura e Urbanismo, do Instituto de Matemática e Estatística e Escola de Comunicações e Artes se juntaram para criar um modo mais intuitivo, interativo e prático de acesso e visualização do banco de imagens de construções da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A iniciativa resultou no Arquigrafia, um site que funciona como uma galeria online e uma rede social.
As imagens enviadas para o site podem ter em seu cadastro informações como fotógrafo, arquiteto responsável, endereço e esses tópicos podem ser usados para buscar construções de determinados arquitetos ou de uma região específica. Outras funcionalidades estão sendo pesquisadas e o site deve ficar em constante aprimoramento.
A iniciativa surgiu a partir do acervo da FAU, o maior da América Latina, com fotos e cerca de 37 mil slides. Ele era subutilizado devido à dificuldade de se manusear os arquivos fixos e também pelas precauções necessárias para a conservação dos exemplares, alguns muito antigos e em deterioração. Em constante crescimento, era preciso encontrar um modo de utilizar o acervo que acompanhasse sua dinâmica.
A parceria, liderada pelos professores Marcos Aurélio Gerosa, do IME e Artur Rozestraten, da FAU, utilizou-se de diferentes capacidades das duas unidades. Alunos de arquitetura se envolveram no projeto desde a classificação e estudo das fotos até a higienização dos slides em estúdio. Ao IME e seu alunos e colaboradores coube a criação da interface, a indexação e o desenvolvimentos de outras ferramentas.
Ainda há muitas possibilidades para o envolvimento no projeto, não só na criação como em estudos e melhorias. "A ideia de ter um projeto real como o Arquigrafia é que ele serve tanto de inspiração para quem faz a pesquisa quanto na hora de aplicação e avaliação, uma vez que, ao identificar um problema, é possível ir para a parte prática, bolar novos algoritmos e testar com base em dados reais", diz Marcos Gerosa.
O site foi ao ar no ano passado, mas ainda em período de testes e de pouca divulgação, com o intuito de aprimorar a tecnologia. Os coordenadores planejam nesse semestre começar a divulgar o projeto de forma mais ampla. O cadastro é aberto e gratuito e os membros cadastrados podem enviar suas próprias fotos para contribuir com o acervo. Mais informações no site: Arquigrafia