ISSN 2359-5191

09/10/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 78 - Sociedade - Instituto de Psicologia
Curso aborda a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Fonte: Site do Senado

Até o dia 4 de novembro, o Instituto de Psicologia (IP) da USP estará promovendo o Curso de Difusão Cultural: Inserção de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho, coordenado por Flavio Ribeiro, do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT) do IP. O evento tem como objetivo contribuir para as inúmeras discussões levantadas pela prática da inserção, desde as problemáticas discriminatórias encontradas nas empresas até as questões que envolvem a legislação trabalhista relacionada aos portadores de necessidades especiais.

No Brasil, cerca de 700 mil pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho. Uma parcela significativa desse grupo foi empregada a partir da Lei de Cotas, sancionada no ano de 1991. Com a implementação dessa lei, estabeleceu-se que de 2% a 5% da equipe de uma empresa deve ser composta por portadores de necessidades especiais. No entanto, não existem políticas públicas que, de fato, permitam a real inserção de deficientes. Em grande parte das empresas, por exemplo, os funcionários especiais são colocados em atividades que acabam por subestimar as suas capacidades intelectuais, o que representa, claramente, o caráter discriminatório do mercado de trabalho brasileiro.

É a partir desse cenário que o curso se faz necessário. Segundo Ribeiro, não há uma análise profunda sobre o potencial de cada pessoa dentro de uma empresa: “Uma pessoa que faz uso de uma cadeira de rodas, por exemplo, pode perfeitamente trabalhar em qualquer posto de uma empresa desde que haja acessibilidade”. Flavio também chama atenção para o fato de que muitos estabelecimentos fazem uso da imagem dos portadores de necessidades especiais apenas para alcançarem um status de empresas que possuem responsabilidade social. Há poucas empresas onde realmente existe uma política de inserção de pessoas com deficiência, de modo a procurar aproveitar ao máximo o potencial de cada funcionário.

O curso organizado por Flavio já está com as vagas encerradas e o público que foi selecionado é formado por pessoas vinculadas à temática da inserção. Entre os participantes, estão desde pessoas que possuem deficiências até profissionais que desenvolvem atividades que visam à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nos encontros, vários tópicos relacionados a essa temática são expostos, com a intenção de que haja uma troca de experiências entre os presentes e, assim, um estímulo para a promoção de ações que possam melhorar o cenário atual da inserção. “Queremos plantar sementes, para que as pessoas percebam a importância do tema e dêem seqüência ao projeto”.

Para obter maiores informações a respeito do curso, clicar aqui.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br