O curso de extensão “Inovação e Empreendedorismo no Mundo Digital Móvel” da Escola Politécnica da USP será oferecido pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).
O curso visa fornecer conhecimento de tecnologias digitais a profissionais ou estudantes ligados ou não à área de tecnologia da informação (TI). O principal objetivo é que os alunos possam enxergar as oportunidades de melhorar seu dia a dia no trabalho ou estudo através das facilidades que o mundo digital pode proporcionar. Para Frederic Stiebler Couto, analista de sistemas e diretor técnico da Programma Computação Científica, a ideia é “instrumentalizar as pessoas do mundo real com as possibilidades que a tecnologia oferece, sem a intermediação que existe hoje da informática”.
Qualquer pessoa está habilitada a realizar o curso, visto que o aluno não precisa de nenhum pré-requisito técnico para se inscrever. O professor e coordenador do curso, Sadalla Domingos, ressalta, porém, que ele foidesenvolvido pensando nos profissionais das áreas fins, que são aqueles que, de fato, têm contato com o problema e podem utilizar as ferramentas tecnológicas para resolver esses desafios. “O curso é feito especialmente para profissionais das áreas fins, mas sem excluir ninguém. Permite ações inovadoras utilizando tecnologia emergente e decodificada atuando sobre a cadeia produtiva dos mais diversos setores” explica.
As aulas terão como base o aprendizado de técnicas que auxiliam a criação de aplicativos para tablets e smartphones, por meio da apresentação do programa APP Inventor Android, uma plataforma desenvolvida peloInstituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que possibilita criar aplicativos para o sistema operacional Android de maneira rápida e simplificada.
O curso de extensão será ministrado na Escola Politécnica da USP e tem carga horária de 40 horas. As aulas podem ser divididas de maneiras diferentes, durante a semana, com uma ou duas aulas, ou ainda durante aos sábados, com aulas de 4 horas de duração. Cada hora requer um investimento de R$100 por aluno.
As aulas também podem ser ministradas diretamente nas empresas. A carga horária permanece com 40 horas, mas existe uma maior flexibilização dos horários das aulas semanais. O valor do curso para as empresasdeve ser combinado com os coordenadores, conforme as exigências solicitadas. A ficha de manifestação de interesse já pode ser preenchida através do endereço: http://www2.pcs.usp.br/cursoapp/form_curso.html.
APP inventor: Tecnologia para todos
O MIT APP Inventor é uma tecnologia desenvolvida pelo Media Labs do MIT que permite a criação de aplicativos para Android por qualquer pessoa e sem que sejam necessários conhecimentos avançados em TI, visto que a plataforma é bem simples e intuitiva. O MIT AI é um software open source, ou seja, aberto e gratuito e para utilizá-lo basta possuir uma conta no Google e acessar o site: http://beta.appinventor.mit.edu/.