ISSN 2359-5191

25/10/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 87 - Economia e Política - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Gestão de qualidade aumenta produtividade e lucro
Melhorias na qualidade do processo reduzem perdas e ampliam ganhos em indústria têxtil de São Paulo
Costura. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma empresa com falhas na gestão perde em produtividade. Visando reverter essa situação em uma indústria têxtil de pequeno porte na Zona Norte de São Paulo e pensar em melhorias na gestão e na qualidade do processo e do produto, a administradora Sandra Helena da Silva de Santis iniciou sua pesquisa na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. A dissertação de mestrado A implantação de sistema de qualidade em uma indústria têxtil de malharia pequeno porte foi orientada pelo professor João Paulo Pereira Marciano.

Durante um ano, a pesquisadora visitou semanalmente a indústria estudada. Nessas visitas ela entrevistou gestores e empregados que a auxiliaram no diagnóstico dos problemas e necessidades da empresa.  “O interesse pelo sistema de gestão foi uma ideia desenvolvida aos poucos. O sistema de gestão de qualidade é uma forma de melhoria de processos, na qual o objetivo é aumentar a qualidade do produto”, relata Sandra.

O interesse principal da pesquisa era colaborar com empresas de pequeno e médio porte cujo objetivo era esclarecer sobre a necessidade de melhorias em processos de produção para se obter melhor qualidade. Segundo a pesquisadora, muitas pessoas apresentaram resistência na implantação de novas ideias de gestão, fato que a surpreendeu.  

Por fim, a sua motivação para iniciar a pesquisa foi a carência de estudos acadêmicos relacionados ao estudo de processo na indústria têxtil. “No Brasil temos muitas empresas que precisam de melhorias na gestão de qualidade e quando optei por estudar este tema, queria contribuir com essa área”, justifica.

A princípio a indústria têxtil estudada não possuía controles internos em seus processos, que eram repassados aos funcionários em sua rotina diária, ao invés de serem estruturados de forma a manter uma rotina fixa. Não havia uma estrutura formal e os gestores enfrentavam dificuldades para delegar as tarefas.

Diante do que encontrou, Sandra elaborou formulários e um manual de procedimento. O estudo apresenta e analisa os processos, formulários, controles internos e o sistema de gestão da qualidade da empresa estudada, implementados por ela. Esses documentos são responsáveis por benefícios imediatos e as melhorias nos processos. A utilização de ferramentas e instrumentos de medição para monitoramento dos processos e produtos têm base na ISO (International Organization for Standardization), que tem como função estabelecer normas de padronização e sistematização em empresas, e nas normas têxteis.

O principal problema na qualidade dos produtos é a falta de seguimento de processos padronizados. Cada máquina produz a malha de uma maneira própria, os operadores fazem medições manuais que acabam por ocasionar defeitos nas peças produzidas ou perda do produto.

“Embora, sem possuir uma estrutura formal, o índice de reclamação e retrabalho era baixo, e a rejeição dos produtos também”, explica Sandra. “Isso acontece por que há um erro nos procedimentos da qualidade dos produtos e os clientes não percebem os defeitos nos produtos”.

A pesquisa mostra que com os procedimentos corretos e treinamentos adequados aos funcionários, é possível obter mudanças significativas no quadro. A maioria das empresas do ramo trabalha mediante produção, ou seja, o lucro depende da quantidade de peças produzidas, tornando a qualidade de produção ainda mais essencial. Para a pesquisadora é essencial refletir sobre melhorias a serem feitas pois o aumento na produtividade gera mais postos de trabalho. “Assim, esse estudo é importante para sociedade, pois tornando a indústria têxtil mais competitiva e mais lucrativa, também impulsiona a economia.”

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