São Paulo (AUN - USP) - O 1° curso introdutório a Liga de cirurgia oral e maxilo - facial (LICOMF) deste ano, organizado por professores do Departamento de Cirurgia Maxilo – Facial e pelos alunos do Centro Acadêmico XX de janeiro da FOUSP acontece dias 2 e 9 de abril, na Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP). O evento apresenta a cirurgia oral e maxilo - facial como uma alternativa de carreira após o término do curso e ainda oferece a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos relacionados ao assunto.
Atualmente muitos hospitais contam com o serviço de Cirurgia e Traumatologia Buço – Maxilo - Facial devido ao elevado número, variedade e a complexidade de pacientes acometidos de traumatismos crânio faciais.
A LICOMF é um órgão pertencente à diretoria científica e assistência social do centro acadêmico XXV de Janeiro da FOUSP, em parceria com o departamento de cirurgia, prótese e traumatologia maxilo – facial.
Durante o curso haverá palestras ministradas por docentes, supervisores, colaborador e convidados e apresentação de seminários preparados pelos membros acadêmicos da liga. O curso disponibiliza 50 vagas para alunos graduandos regularmente matriculados na FOUSP, tendo cursado as seguintes disciplinas básicas: Anatomia, Fisiologia, Biologia, Microbiologia básica oral, Bioquímica. Os estudantes também devem estar cursando ou ter cursado Patologia geral e bocal, Farmacologia, Radiologia e Semiologia.
Quem participar do curso poderá realizar uma prova que irá selecionar 12 alunos para compor a liga por um ano. A data da avaliação ainda não está definida. De acordo com a diretora social do CA, Vanessa Sabino de Freitas, “Ao entrarem para a liga, eles vão estar aptos a fazer planejamento e execução de pequenas cirurgias ambulatoriais sempre com acompanhamento de um docente da área. Também é uma maneira de ampliarem os conhecimentos dos alunos nas áreas de traumatologia facial e cirurgia das anomalias de desenvolvimento dos maxilares”.
O aluno, segundo Vanessa, recebe informações bastante abrangentes sobre tal tema; entretanto, há uma falta de experiência / pratica por parte do aluno recém formado para realização segura de tais procedimentos, sendo necessário um maior aperfeiçoamento em tal área.
As listas de aprovados e de espera serão divulgadas duas semanas após o curso. O não comparecimento do ingressante acarretará em desligamento automático e a liberação de sua vaga para o primeiro aluno da lista de espera.O custo para a inscrição é de R $ 15,00 para acadêmicos e R $30,00 para formados.
Mais informações no centro acadêmico XXV de Janeiro (Av Prof° Lineu Prestes, 2227 – Cidade Universitária) ou pelo telefone 3091-7646.