ISSN 2359-5191

01/04/2005 - Ano: 38 - Edição Nº: 01 - Educação - Instituto de Física
Pesquisadora leva polêmica sobre Raios UV ao Ensino Médio

São Paulo (AUN - USP) - Preocupada com o precário conhecimento das pessoas a respeito dos sérios danos causados pela exposição da população aos raios ultravioleta (UV), tais como câncer de pele, a professora do Instituto de Física da USP, Emico Okuno, lançou recentemente o livro Radiação ultravioleta: características e efeitos, destinado a professores do Ensino Médio.

Escrito em uma linguagem mais acessível, o livro é uma tentativa de aprofundar um tema que, apesar de ser muito sério, é pouco abordado nas escolas. “Quero que os professores passem a seus alunos a mensagem de que a radiação ultravioleta faz mal à saúde. Esses, por sua vez, levarão a informação para os pais e familiares, disseminando-a”, explica.

O principal objetivo de Emico Okuno é mostrar que a pele bronzeada não está associada com saúde, ainda que cultural e esteticamente apreciada como padrão de beleza. Em seu livro, ela divulga as principais estatísticas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) sobre câncer de pele e explicações físicas sobre como a exposição inadequada e exagerada da população aos raios UV, seja ela natural ou através de bronzeamento artificial, pode nos fazer contrair uma doença tão grave.

Ela também conta que outra grande motivação para estudar e escrever sobre o tema é o empenho demonstrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em divulgar os males que a exposição aos raios UV pode trazer. “Quanto mais estudos sobre a radiação são desenvolvidos, mais se comprovam seus malefícios, fazendo dessa uma preocupação mundial. Atualmente, a OMS está propondo que se faça um índice referente aos níveis da radiação ultravioleta que possa ser divulgado diariamente e junto com o boletim meteorológico, por exemplo. Assim, da mesma forma que se olha na previsão do tempo para saber que tipo de roupa usar, poderíamos checar o índice UV para saber se devemos usar filtro solar ou não”.

Essa união entre a física e a saúde humana salienta uma tendência à interdisciplinaridade evidente nos trabalhos da pesquisadora. Todos os quatro livros de sua autoria já lançados seguem essa miscigenação de diferentes áreas do conhecimento: seu primeiro livro, Física para Ciências Biológicas e Biomédicas, por exemplo, é constantemente adotado em cursos na área de biológicas. Seu terceiro livro, Desvendando a Física do corpo humano: Biomecânica, por sua vez, destina-se principalmente aos profissionais de fisioterapia e educação física. A preocupação com a radiação, principal tema de pesquisa de Emico Okuno, já estava presente em seu segundo livro, sobre radiação ionizante, cujo pano de fundo são os acidentes em Goiânia e em Chernobyl.

Radiação ultravioleta: características e efeitos está sendo lançado pela Editora Livraria da Física, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física. O livro foi escrito junto com a dermatologista Maria Apparecida Constantino Vilela, faz parte de uma coleção que visa explorar temas atuais da física: além dos raios UV, a coleção também aborda Supercondutividade, Microondas, Luz e Nanotecnologia.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br