São Paulo (AUN - USP) - Os cinco desenhos preferidos da garotada: O Pica-Pau, Pernalonga, A Turma do Pateta, O Máskara e Yu Yu Hakusho têm tudo para freqüentar as salas de aula. O estudo interdisciplinar coordenado pela professora da Escola de Comunicações e Artes Elza Dias Pacheco colheu opiniões de 311 crianças em parques da cidade de São Paulo e concluiu que os mitos, símbolos e metáforas neles presentes respondem pelo desenvolvimento imaginário e cognitivo da criança, o que sugere o uso didático desse material.
Numa época de discussões e controvérsias sobre os efeitos da programação televisiva no comportamento infantil, essas animações foram submetidas a análises estruturais pelo LAPIC (Laboratório de Pesquisa sobre Infância Imaginário e Comunicação da Universidade de São Paulo) que comprovou que os desenhos animados podem e devem ser usados como valioso material pedagógico pelos professores em sala de aula.
Há uma evidente identificação das crianças com o herói que – como elas – na maioria das vezes vence mais pela astúcia do que pela força. A estrutura narrativa e o conteúdo mítico das animações revelou sua importância na reelaboração de símbolos e metáforas que atingem a subjetividade das crianças, ajudando-as a solucionar conflitos internos.
Ao contrário do que prega o senso comum, as crianças não absorvem a violência, ou o caráter de seus personagens preferidos. As animações não influenciam positiva ou negativamente o comportamento infantil. São os valores internalizados no convívio familiar e nas relações mais significativas com o mundo que ditam como cada criança retira e elabora as animações. Elas simplesmente recriam por meio de cores, movimento, e ilusões a visão de mundo fantasiosa da criança e promovem a sua aproximação com o real.
Esse trabalho vai ao encontro as determinações da nova lei de diretrizes e bases estipulada pelo Ministério da Cultura em 1998. Os profissionais ligados a esse núcleo de pesquisas organizam, desde então, programas de capacitação de professores da rede pública e particular de ensino. Com o objetivo de mostrar como as mídias eletrônicas, em especial a televisão e os desenhos animados por ela veiculados podem sugerir inúmeras atividades interdisciplinares os pesquisadores desenvolvem workshops e seminários como: O desenho animado na TV: mitos, símbolos e metáforas, que será realizado no dia 24 de abril no auditório Lupe Cotrin, prédio principal da Escola de Comunicações e Artes da USP. Informações pelo telefone: 818-4317.