“Um evento de grande porte, como a São Paulo Fashion Week, resulta em um giro excelente de recursos não apenas para o setor de produção de eventos, mas, também, para a cidade”, disse Fábio Montanheiro na 18ª edição do Veredas, evento que aconteceu no dia 19 de novembro, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica (Poli). Organizada pela Agência de Comunicações ECA Jr. – uma das empresas juniores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – a edição desse ano do Veredas teve como tema “Moda e Turismo: da arte ao consumo".
Montanheiro é especialista em Marketing Turístico pela ECA e é chefe da equipe do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos da SP Turis ligado à Prefeitura de São Paulo. Em sua apresentação no evento, o especialista buscou evidenciar ao público a relação entre o mercado turístico e a importância desse grande evento do universo da moda, através de uma análise dos dados da edição de 2012 da São Paulo Fashion Week (SPFW), que aconteceu entre os dias 19 e 24 de janeiro.
Com 29 grifes e 30 agências de modelo, a SPFW 2012 contou com a participação de mais de 11 mil e 400 profissionais. Entre eles, cerca de 4,3 mil eram ligados diretamente à produção do evento, 3 mil às grifes e 2 mil à imprensa – além dos profissionais ligados às atividades extras, como a locação de espaço e equipamentos, contratação de buffet, de seguranças, de cenografistas e decoradores, e o cadastramento de 1.500 taxistas para o evento. Ou seja, toda uma sequência de empresas foi beneficiada com a realização de um evento como a SPFW.
“É uma grande vitrine, e tudo isso movimenta bastante a cidade. Grande parte dos fornecedores de serviços gerais do evento, e até as próprias grifes, têm suas sedes aqui na cidade de São Paulo, ou seja, a receita financeira de um evento como esse é enorme, porque o dinheiro gira dentro da própria cidade”, afirma Montanheiro.
Além dos benefícios relacionados à cidade, de acordo com Montanheiro, o estado de São Paulo também se favorece com o evento. Afinal, o Estado de São Paulo é responsável por 27% das vendas e 28% da produção têxtil do Brasil, e “a SPFW movimenta o setor têxtil de forma muito positiva, pois gera novas oportunidades de negócio no mundo da moda e expõe a moda brasileira no mundo inteiro, além de divulgar novos talentos”. O especialista inclusive afirma que “a exposição de uma grife na São Paulo Fashion Week, de acordo com seus próprios representantes, aumenta em até 50% o faturamento da marca”.
Fique mais um dia
Quase 80% de todos os turistas que se dirigem à cidade de São Paulo vêm motivados por eventos ou negócios. Frente a isso,“para evitar que o turista faça simplesmente o caminho ‘aeroporto, hotel, centro de convenções, hotel e aeroporto’, a SP Turis tem um programa chamado Fique mais um dia”, diz Montanheiro.
O programa busca apresentar para o turista as opções de compra, lazer e cultura que existem em São Paulo. “Nós incentivamos as pessoas a fazer algo além do básico que vieram fazer na cidade, para que elas fiquem mais um dia, ou até mais uma semana”, explica Montanheiro. Há inclusive um aplicativo gratuito para smartphones e tablets chamado SP Mobile, no qual as pessoas podem conferir as atrações turísticas da cidade.
Em relação à SPFW 2012, tem-se que 11,8% dos participantes eram turistas, o que, em números absolutos, representou cerca de 10 mil pessoas de fora de São Paulo para o evento. “Foram 10 mil pessoas hospedadas em hotéis e ‘consumindo’ a cidade, sendo que 30% delas se programaram para ficar mais dias na cidade além dos dias do evento”, afirma.