ISSN 2359-5191

07/05/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 9 - Educação - Faculdade de Educação
Fotografias reforçam padrões escolares

A concepção de escola é formada pelas experiências, pela interação com os professores e colegas, mas também pelas fotografias que retratam a vida nesse ambiente. A tese de doutorado de Rachel Abdala mostra a influência que esse material pode ter na construção da imagem escolar.

Considerando que a forte relação afetiva das pessoas com as fotografias escolares as torna elementos importantes da cultura escolar, a pesquisadora objetivou investigar como os registros fotográficos da escola e de suas práticas tendem a representar o que se entende como escola.

Nessa pesquisa, Rachel analisou os álbuns de fotografia do colégio Caetano de Campos, para ver como se constroi uma imagem de escola a partir de elementos internos à própria escola. Há, no entanto, diferentes tipos de álbuns que remetem a diferentes tipos de fotografias escolares; há aqueles que mostram a arquitetura do colégio, há os de formatura, entre outros, mas todos eles são narrativas que reproduzem a prática e a hierarquia escolar.

O registro fotográfico conformou um olhar sobre a prática escolar, na medida em que o seu padrão propaga ideias e ideologias disseminadas na sociedade, contribuindo para reforçá-los.

“As fotografias oferecem-nos recortes da realidade”, diz Rachel, dessa forma, a especificidade dos retratos escolares - desenvolvida a partir de fotografias sociais - influencia a construção de uma referência tanto a priori quanto a posteriori. Em ocasiões especiais há uma espectativa em torno da fotografia, há um comportamento previamente esperado. Por outro lado, futuramente a foto desperta uma memória escolar e afetiva que, raras exceções, está sempre dentro dos mesmos padrões.

Assim, as fotografias cristalizam representações e criam expectativas. Rachel Abdala afirma que “as imagens têm muita força”. Por isso, a repetição de um mesmo padrão fotográfico é capaz de criar e reforçar uma mesma representação.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br