ISSN 2359-5191

02/07/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 34 - Arte e Cultura - Escola de Comunicações e Artes
Escola de Arte Dramática apresenta peça baseada na obra de Graciliano Ramos
Ensaio Sob(re) Angústia está em cartaz de 5 a 20 de julho, de quinta a domingo

A Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) apresenta Ensaio Sob(re) Angústia. A peça estará em cartaz do dia 5 a 20 de julho (de quinta-feira a sábado às 19h e de domingo às 18h) no Teatro Laboratório da ECA. A lotação é de 50 lugares, a entrada é franca e a bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. A recomendação é para maiores de 14 anos.

A peça foi criada a partir do livro Angústia, do escritor alagoano Graciliano Ramos. Os 20 atores, membros da turma 64 da EAD, fizeram uma releitura da obra em dinâmica colaborativa, um processo que prioriza a ação de todos os envolvidos. O resultado é um espetáculo em que os pensamentos de todos são levados em conta, ao mesmo tempo em que cada membro preserva suas funções: o diretor continua a dirigir, os atores a atuar etc.

Lucienne Guedes Fahrer é a responsável pela direção e acompanhou o grupo nos cinco meses de preparo para a apresentação. "Primeiro, buscamos no estudo da obra a compreensão do mundo proposta pelo autor e aquilo que nos chamava mais atenção. Depois, levamos à cena essas reflexões", explica a dramaturga e atriz. "Nesse processo, uma questão muito importante surgiu: o limite entre ator e personagem, entre ficção e realidade. Acabamos incorporando essa discussão à nossa 'leitura'. Enfim, a peça não é uma simples adaptação do livro, mas aquilo que resultou entre a obra e os artistas."

Angústia conta a história de Luís da Silva nas palavras secas e duras características do escritor alagoano. O personagem é oprimido e angustiado (daí o título) pela pobreza e pelo fracasso. Lucienne escolheu a obra pela possibilidade dos atores agirem de forma mais completa e intensa, principalmente quando aliado a esse processo de dinâmicas criativas coletivas. Com a aceitação dos estudantes, a trupe começou seu caminho de estudo, de pesquisa, de encontro e, por que não, de angústia.

"Encontrei um grupo de 20 atores muito estimulados, inteligentes e interessados. Agora, às vésperas da estreia, tenho consciência de que o caminho traçado é coerente com tudo o que fizemos, e que mantivemos a colaboração até o fim", Lucienne pondera. "Poderíamos ir mais longe; sempre se pode ir mais longe. Mas o que temos é cheio de vitalidade do processo, para encontrar seu público, objetivo maior. Acredito ter sido um momento de aprendizado muito forte, tanto para eles como para mim."


Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br