Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), o professor Francisco Maciel Silveira ministra aulas de Literatura Portuguesa. Ele é poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário. Sua carreira conta com mais de duas dezenas de prêmios, além da autoria de livros. O escritor também possui um site onde posta suas reflexões não sobre literatura – mas, sim, sobre pintura.
Pinceladas Sobre a Pintura Alheia tem quase cinco anos de existência. No final de 2009, Silveira contava com o auxílio de um ex-aluno para postar o conteúdo. "Mandava-lhe o texto e a indicação das pinturas e ele os punha no ar. A partir das Sextas Iluminuras, passei a fazê-lo sozinho", ele explica. Iluminuras é como o professor batizou cada seção do site, todas contendo telas de diversos pintores junto com excertos literários, poemas e comentários dele mesmo.
Hoje em dia, ele administra a página graças aos ensinamentos de um técnico. É necessário pagar o domínio e a hospedagem para mantê-la. Em troca, o professor pode compartilhar seu "modo de enxergar a alma dos pintores". As obras não seguem nenhuma ordem cronológica ou estilística, são selecionadas à medida que o professor lê livros, catálogos ou visita museus e exposições.
Entre os seus artistas preferidos, estão René Magritte, Edward Hopper, Salvador Dalí e Francis Bacon. "Como vê, tenho uma queda pelo Surrealismo e Expressionismo", admite o apreciador que, apesar de fascinado, não pinta seus próprios quadros. No entanto, existe algo de freudiano em sua relação com a pintura. O primeiro contato que o professor teve com a literatura foi lendo história em quadrinhos quando criança. Agora, crescido, o professor possui esse hobby que alia o estético com o literário, da mesma forma que faziam os gibis de sua infância.
O site é atualizado esporadicamente e fica aberto à visitação de qualquer pessoa com acesso à internet. A página serve não só para leitura de textos literários e poéticos de um autor prestigiado na academia, mas também uma forma de aprender sobre literatura e arte, expandindo o saber para além dos muros da Universidade.