ISSN 2359-5191

17/11/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 84 - Arte e Cultura - Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Artes Plásticas recebe exposição “Nós”
Alunos de diversos anos do curso organizaram evento e expuseram seus trabalhos
A exposição "nós" não tem um tema específico e reúne trabalhos dos mais variados tipos

No dia 31 de outubro foi inaugurada no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes a exposição “Nós”. Organizada em conjunto por alunos de diversos anos do curso, ela tomou o departamento com peças feitas através das mais diferentes técnicas e sem um tema central que as ligue.

O nome “Nós”, inclusive, veio dessa ideia de que nós amarrariam os trabalhos que aparentemente não possuem uma conexão. Há também o sentido de “nós” como uma referência ao grupo de alunos que participou do projeto.

É possível observar espalhadas pelo departamento obras dos mais diferentes tipos. Existem colagens, gravuras, fotografias e telas, entre outras, além de instalações que misturam diversas técnicas diferentes. Há também peças que são, na realidade, registros das obras, já que o trabalho propriamente dito era o ato de fazê-lo, mais do que o resultado final. A variedade entre as peças apresentadas é uma das características que torna “Nós” interessante.

Entre os principais objetivos dos alunos com a exposição estavam movimentar o Departamento e conhecer os trabalhos um dos outros. “É muito legal porque você vê trabalhos de pessoas que nunca veria”, afirmou Fernanda Boutros, do 3º ano. No geral, as obras que fazem no curso são apresentadas apenas para professores ou, às vezes, nem isso. Esse espaço expositivo está fazendo com que muito mais pessoas tenham contato com os trabalhos de cada um. Além do conhecimento em relação ao que é feito pelos outros, “Nós” tem gerado debates e conversas entre alunos ou entre alunos e professores que normalmente não aconteceriam, ou ao menos não aconteceriam nessas proporções.

Os alunos afirmam que a exposição os levou a pensar de modo diferentes sobre suas obras. Segundo Nina Abreu, do 3º ano, ela é “um estímulo para ir a um lugar que você não iria com o projeto”, já que montar uma exposição faz com que precisem pensar muito além da confecção da obra. É necessário olhar de um modo diferente para os trabalhos, pensar no que seria interessante expor e em como fazer isso, algo que pouco lhes é passado no curso.

Além de tudo que foi gerado pela exposição, os alunos acreditam que foi muito interessante o planejamento que a antecedeu. Já haviam ocorrido no Departamento exposições com os trabalhos dos alunos, mas essa veio com uma proposta um pouco diferente. Sua realização envolveu todo um processo, no qual os alunos participantes sempre se reuniam para discutir o projeto. Com isso, ajudavam uns aos outros e pensavam juntos tanto na exposição como um todo, quanto no que dizia respeito ao trabalho de cada um. Assim, criaram um espaço de discussão diferente do que costumam vivenciar.

A exposição vai até o dia 21 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, que fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP. Telefone: (11) 3091-4084/3091-4096.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br