São Paulo (AUN - USP) - Primeiro era só a escrita. Daí veio a foto, o rádio, o cinema e a televisão. Então a Internet, e os celulares, as rádios-tvs-on-line, os celulares-câmera-filmadora-toca-cds-e-mp3, os etc-etc-etc. Enfim, é aquela velha história. Tecnologias surgem, mídias fundem-se, as coisas mudam cada vez mais depressa e o mercado exige atualização constante. Resultado: está se tornando cada vez mais freqüente o retorno de graduados à Universidade em busca não só de uma titulação elevada, mas também de metodologias de atualização técnica e conceitual.
Essa tendência é diagnosticada principalmente na área de comunicação, extremamente sensível às inserções tecnológicas. Segundo a professora da Escola de Comunicações e Artes da USP Roseli Fígaro, que ministra o curso de pós-graduação em Comunicação no Mundo do Trabalho, “o perfil das atividades profissionais dessa área tem se alterado muito. Por isso o espírito de pesquisador deve estar sempre ligado”.
Muitos dos alunos de Roseli estão retornando à faculdade depois de formados para se inserirem em cursos voltados à pesquisa, e sempre ressaltam a importância do vínculo com a academia. A grande preocupação da pesquisadora é evitar que os alunos percam tempo saindo da Universidade sem nenhum contato com o ramo científico e voltem somente anos depois para recuperar o tempo perdido.
Além da preocupação mercadológica, a professora destaca que o fato de não cultivarmos junto aos alunos de graduação o interesse pela pesquisa, que acaba resultando em uma ausência de memória da Escola. “Certa vez um grupo de estudantes de audiovisual veio me entrevistar a respeito do incêndio do prédio central da ECA [ocorrido em 2001]. Não havia qualquer outro material que tratasse do assunto, não havia memória”.
Jornada de Iniciação à Ciência
“A participação dos alunos em pesquisa é pequena justamente porque os alunos desconhecem a produção científica interna”. Partindo deste princípio, Roseli propôs uma solução para incentivar os alunos de graduação a conhecer e participar dos núcleos de pesquisa e iniciação científica, bem como para ressaltar a sua importância com relação à formação profissional: a realização da “I Jornada de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicações e Artes”, aberta aos estudantes de todas as universidades.
Segunda ela, a Jornada de Iniciação diferencia-se das Jornadas Científicas comuns, que ocorre freqüentemente nos mais diversos cursos, exatamente pelo público a que se direciona. As Jornadas convencionais, apesar de abertas a toda à comunidade acadêmica, acaba sendo mais uma mostra entre os próprios pares. É pesquisador falando para pesquisadores na linguagem técnica do pesquisador. Diferentemente, as Jornadas de Iniciação utilizam experiências de profissionais renomados, narrando a relevância da ciência em sua carreira.
A Jornada será realizada no prédio Central (CCA) da ECA entre os dias 19 e 21 deste mês, e conta com o apoio da EDUSP e da Pró-Reitoria de Graduação. No dia 19, às 15h acontece a abertura com exposições dos trabalhos de alunos de graduação, no 2º andar do CCA. Nos dias 20 e 21 acontecem palestras com profissionais de publicidade, jornalismo, cinema e comunicação a partir das 9h30 e das 19h. As inscrições, que só são necessárias àqueles que pretendem obter certificado de participação mediante comparecimento em pelo menos 50% das atividades, podem ser feitas até o dia 21, pela manhã, pessoalmente na Secretaria do CCA ou através do e-mail: jornadacca@yahoo.com.br. A programação completa do evento segue abaixo.
I Jornada de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicações e Artes.
Pesquisa: o diferencial na formação dos comunicadores.
Dias 19, 20 e 21 de outubro/2005.
Local: Auditório Lupe Cotrim – 1º andar do prédio principal da ECA.
Programa:
Dia 19/10 a partir das 17 horas – Abertura do Evento
Cerimônia com a presença de autoridades: Pró-reitores de graduação e de pesquisa; diretor da ECA, Presidente da comissão de graduação da ECA, Presidente da comissão de Pesquisa da ECA, Chefe do CCA.
Abertura da Exposição de trabalhos.
Coquetel.
Dia 20/10 das 9h30 às 12 horas.
- Exposição do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina C. Costa.
A censura em cena: arquivo Miroel Silveira.
- Exposição do Grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Roseli Fígaro.
Estudo de recepção: Comunicação e Trabalho.
- Palestra com o convidado: Marcello Magalhães (Publicitário, Diretor de Planejamento da NEOGAMA – BBH).
Título: Publicidade e Pesquisa Científica: Um paço à frente e você não está mais no mesmo lugar.
Dia 20/10 das 19h às 21h30min.
- Exposição dos grupos de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Immacolata Vassalo Lopes.
-Telenovela é objeto de estudo científico no NPTN.
- NUPEM - Mercado de trabalho em comunicação.
- Palestra com a convidada: Ana Luisa Zaniboni Gomes (Gestora de Comunicação e Diretora da OBORÉ Projetos Especiais).
Título: Pensar as exigências do ser comunicador: um desafio constante.
Dia 21/10 das 9h30min às 12 horas
- Exposição do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves.
Os estudos do grupo de Crítica de Arte.
- Exposição do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Elza Maria Ajzenberg.
Arte e Ciência contribuições de Mário Schenberg.
Palestra com o convidado: Olívio Tavares de Araujo (Cineasta e Crítico de Arte).
Título: Pólo Lírico, pólo científico – Conhecimento e Arte.
Dia 21/10 das 19h00min às 21h30min
- Exposição do grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares.
Educomunicação em Projetos de Parceria com governos e ONG´s.
- Exposição do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Elza Dias Pacheco.
Televisão e criança – desafios na formação dos cidadãos do futuro.
- Palestra com a convidada: Marta Raquel Colabone.
Título: Tramas de Culturas e Comunicação.
Coordenadores do Evento: Comissão de Graduação
Titular da comissão: Profa. Dra. Maria Lourdes Motter
Suplente: Profa. Dra. Roseli Fígaro
Membro da comissão departamental: Profa. Dra. Lucilene Cury
Coordenadora Geral: Profa. Dra. Roseli Fígaro