ISSN 2359-5191

22/01/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 04 - Arte e Cultura - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Heavy Metal continua a atrair fãs no Brasil e no mundo
Considerando contextos históricos e políticos, historiador da USP estuda sucesso do Heavy Metal entre jovens brasileiros na década de 80
Capa do primeiro CD da famosa banda brasileira "Sepultura": "Bestial Devastation"

O rock pauleira, o rock pesado que deu origem a vertente de estilo musical conhecida como “heavy metal”, teve seu início na década de 70 na Europa ocidental, em essência, como conta o autor da tese “Heavy metal no Brasil: os incômodos perdedores (década de 1980)” Wlisses James de Farias Silva, na Inglaterra. Ainda segundo o autor, a música mais “nervosa” no Brasil também remonta a essa época, embora até aquele momento não abraçando um som pesado definitivo, bandas como a carioca “O Terço” e o famoso conjunto paulistano “Mutantes” abriam as brechas para a futura incursão do “metal pesado” em nosso país.

Wlisses narra em sua tese, em minúcia, as conjunturas que influenciaram a vinda e consolidação tanto do rock como do heavy metal no Brasil, passando da conhecida aversão da velha guarda pela musica “imperialista” até as circunstâncias do regime militar para com o estilo. Uma narrativa detalhada em diversas tramas, uma vez que um estilo musical como qualquer outro lado de uma faceta cultural, se desenvolve junto à toda a esfera social que a compõe. Prosseguindo, Wlisses conta que pode ser dito que somente após a abertura política dada pelo fim do regime militar no Brasil, o heavy metal realmente chega aos ouvidos brasileiros como um gênero incorporado ao país.

Atualmente, plenamente estabelecido no mundo ocidental, onde em qualquer parte pode se observar grupos de jovens de cabelos compridos, calças jeans surradas e camisetas impreterivelmente pretas a servir de estandarte a alguma banda de heavy metal, o estilo se adapta, conforme a época e o lugar a alguma questão social. Sua estética violenta, muitas vezes, servindo de frente a alguma indignação do cosmos público, como, a título de exemplo, o historiador cita o desmonte da política do Estado de Bem Estar Social na Europa como um dos estopins para o avanço do estilo barulhento, contestador e explícito que até hoje seduz tantos.

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