Com base em aulas de ciências do ensino fundamental, a educadora e pesquisadora Carla Oliveira estudou como debates e trocas de ideias podem ser benéficos no ensino dessa disciplina. Ela investigou como as discussões orais ajudam os alunos no momento do registro escrito.
Para isso, ela fez alguns questionamentos: se as ideias debatidas em classe apareciam nos textos escritos e se os alunos que participavam da discussão tinham registros escritos mais completos que dos alunos que não participavam ativamente.
De um modo geral, Carla pôde concluir que a troca de ideias antes da escrita de um texto auxilia o grupo como um todo. Ela explica: “Os registros escritos daqueles alunos que participaram ativamente da discussão estava repleto de elementos falados bem como o registro escrito daqueles alunos que não tiveram uma participação ativa durante a discussão também puderam inserir nos seus registros escritos elementos presentes na discussão oral”.
Para realizar o estudo, Carla estudou textos de cinco alunos do ensino fundamental. Foi elaborada uma sequência didática pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP para ser aplicada na pesquisa. Foram ao todo três aulas, em que a pesquisadora trazia diferentes debates para a sala de aula e fazia registros dos alunos que participavam e como era o comportamento deles em geral.
Carla fez uma análise qualitativa sobre como os alunos transpõem seu discurso oral para o texto escrito em uma aula de ciências. Em sua tese, ela explica a importância dessa atividade: “Acreditamos que as aulas de ciências (...) devam prever atividades problematizadoras para que alunos possam sentir-se desafiados a procurar soluções, levantar e testar suas hipóteses”.