ISSN 2359-5191

26/02/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 12 - Educação - Faculdade de Educação
Reflexão e compartilhamento de conhecimentos ajudam na compreensão e escrita de textos
A partir da análise de discussões orais, professora de ciências investigou como elas influenciam textos escritos dos alunos
É importante que um tema seja discutido entre a classe antes da escrita de um texto/Fonte: Wikimedia Commons

Com base em aulas de ciências do ensino fundamental, a educadora e pesquisadora Carla Oliveira estudou como debates e trocas de ideias podem ser benéficos no ensino dessa disciplina. Ela investigou como as discussões orais ajudam os alunos no momento do registro escrito.

Para isso, ela fez alguns questionamentos: se as ideias debatidas em classe apareciam nos textos escritos e se os alunos que participavam da discussão tinham registros escritos mais completos que dos alunos que não participavam ativamente.

De um modo geral, Carla pôde concluir que a troca de ideias antes da escrita de um texto auxilia o grupo como um todo. Ela explica: “Os registros escritos daqueles alunos que participaram ativamente  da discussão estava repleto de elementos falados bem como o registro escrito daqueles alunos que não tiveram uma participação ativa durante a discussão também puderam inserir nos seus registros escritos elementos presentes na discussão oral”.

Para realizar o estudo, Carla estudou textos de cinco alunos do ensino fundamental. Foi elaborada uma sequência didática pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP para ser aplicada na pesquisa. Foram ao todo três aulas, em que a pesquisadora trazia diferentes debates para a sala de aula e fazia registros dos alunos que participavam e como era o comportamento deles em geral.

Carla fez uma análise qualitativa sobre como os alunos transpõem seu discurso oral para o texto escrito em uma aula de ciências. Em sua tese, ela explica a importância dessa atividade: “Acreditamos que as aulas de ciências (...) devam prever atividades problematizadoras para que alunos possam sentir-se desafiados a procurar soluções, levantar e testar suas hipóteses”.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br