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27/02/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 13 - Educação - Faculdade de Educação
Nota no Enem não indica qualidade das escolas
Enem é amplamente utilizado para ranquear escolas de todo País/Fonte: Wikimedia Commons

O Enem é amplamente utilizado como parâmetro para ranquear escolas de todo Brasil. Muitas instituições usam o exame para fazer propaganda própria e muitos pais se baseiam nesse ranking para escolher onde seus filhos estudarão. Entretanto, uma pesquisa realizada recentemente por Rodrigo Travitzki, na Faculdade de Educação da USP, revela que esse exame não condiz necessariamente com a qualidade escolar.

Foram analisadas a renda familiar, escolaridade e profissão dos pais, ou seja, variáveis de cunho cultural e econômico. Todas essas variáveis resultaram no que foi chamado de “fator socioeconômico”. Segundo a pesquisa, este fator influencia em 75% na nota das escolas no ranqueamento do Enem.

Ou seja, quanto melhor for a condição de vida dos alunos de determinada escola, maiores as chances de essa escola estar melhor classificada no ranking, mas não necessariamente pelo fato de a escola ser boa, mas porque os alunos têm as condições ideais para conseguirem bons resultados no exame.

Rodrigo argumenta: “Avaliar os resultados da escola é necessário, mas há sérios riscos quando se restringe tais resultados aos testes individuais, pois os testes não fornecem informações suficientes a respeito dos efeitos gerados pelas escolas nos alunos e na sociedade”.

É um grande desafio para os educadores, atualmente, proporcionar o pleno desenvolvimento de seus alunos e ao mesmo tempo prepará-los para o mercado de trabalho. Em sua dissertação, Rodrigo explica: “Educar é um trabalho artesanal, mesmo em uma sociedade industrial”.

Tendo esse desafio dos educadores como pressuposto, Travitzki investigou como o ranking de escolas do Enem contribui para a busca da qualidade na educação brasileira. Isso porque, segundo ele, muitas instituições utilizam exames desse tipo – como também o Ideb – para estabelecer suas práticas pedagógicas e nortear as ações da escola.

O Enem não é só utilizado como indicador de qualidade escolar, mas também como certificado para conclusão do ensino médio e como ingresso ao ensino superior. Sobre isso, Travitzki argumenta: “Como o Enem – diferentemente do Ideb – não se constitui um indicador desenhado especificamente com a finalidade de comparar escolas, é de fundamental importância que se investiguem suas potencialidades e limitações”.

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