A educação à distância está cada vez mais em pauta. A demanda por educação cresce não só devido ao crescimento demográfico, mas em mudanças no perfil de carreiras profissionais, além de razões políticas e econômicas, como, por exemplo, a necessidade de mão de obra capacitada.
Ao perceberem essa crescente demandas na área da educação, Andrea Filatro, junto de sua orientadora Stela Piconez, estudaram como inovações tecnológicas na área da educação podem contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos eletrônicos, para cursos à distância e também presenciais.
Outra motivação da pesquisa veio de um fato que ambas as pesquisadoras notaram, que é explicado na tese de Andrea: “O aparato tecnológico disponível ainda não atende plenamente toda a complexidade envolvida no processo de aprendizagem”.
Os resultados obtidos indicam que para que a aprendizagem seja efetiva, é necessário um recurso pedagógico que permita “pessoas interagindo com um ambiente formado por recursos, ferramentas e outras pessoas, tendo em vista um objetivo educacional”, de acordo com a tese de Andrea. Para ambas as pesquisadoras, isso pode ser proporcionado pelo Learning Design, que se caracteriza por ser uma especialização do Design Instrucional.
Assim, o estudo foi desenvolvido com o intuito de debater formas de planejamento de ações de aprendizado eletrônico. Isso foi feito a partir de análises sobre inovações na área da tecnologia educacional e do design instrucional.
Design instrucional é a área do design que pensa em como produzir conteúdos de atividades educativas virtuais. Os profissionais atuam organizando, selecionando e produzindo materiais e produtos educacionais de acordo com as necessidades da área.
O Learning Design, que foi o objeto de estudo da pesquisa, se caracteriza por formar plataformas que servirão de modelo didático e que são construídas de acordo com a demanda do educador.
Andrea explica: “[O Learning Design] é uma maneira de descrever o processo de ensino-aprendizagem e pode ser entendido tanto por pessoas como pelas máquinas”. Ela também diferencia os dois conceitos: “[O Design Instrucional] se aplica também a ações presenciais, ele não depende exclusivamente de um apoio virtual. Já o Learning design é bem mais tecnológico”.
Segundo Stela, ele também pode ser entendido da seguinte maneira: “São programas que vão auxiliar no processo de construção de um modelo instrucional de um curso, ou seja, um modelo didático” e complementa: “[O Learning Design] tem um design gráfico que favorece aos alunos a acessibilidade e ele tem materiais e recursos multiuso que podem dar vazão aos objetivos de uma proposta pedagógica, seja ela qual for e em qualquer área de conhecimento”.