São Paulo (AUN - USP) - O Hospital Universitário da USP vai demonstrar a importância de um hospital comunitário no ensino da graduação e pós-graduação para médicos não especialistas no 43° Congresso Brasileiro de Educação Médica. No evento, serão abordados temas como pedagogia médica, formatos de aulas, o peso em créditos das horas de aulas, o método de avaliação e a percepção que os próprios alunos têm dos cursos. Será enfatizado o tempo total em horas que os alunos de medicina da USP passam em um hospital como o HU.
No congresso, que está sendo promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, no Centro de Convenções de Natal, será discutida a atual, e futura, situação da educação médica ao nível da graduação e pós-graduação, sendo o tema central “Educação Médica: Compromisso Histórico com o SUS (Sistema Único de Saúde)”.
Segundo Linda Ferreira Maximiano da Divisão de Clínica Cirúrgica do HU, será discutida “a inserção do ensino dentro do contexto de saúde pública”. Para isso o HU terá um espaço expositor no evento, onde serão mostrados vídeos com atividades realizadas no hospital.Simultaneamente, serão distribuídas folders cujo conteúdo será uma edição especial de notícias do hospital, voltadas para o ensino médico. O stand conta também com a exposição de posters.
Estarão presentes, no congresso, o Superintendente Paulo Lotufo, o Presidente da Comissão de Ensino Paulo Roberto Bueno Pereira e quatro representantes das áreas básicas que operam no hospital universitário, clínica médica, cirurgia, obstetrícia e ginecologia, e pediatria.
Neste evento pretende-se partilhar conhecimentos entre especialistas em educação, professores da área, médicos, gestores de saúde e estudantes. Assim, o HU tem uma participação de destaque, pois foi criada precisamente com o propósito do ensino médico, tendo já uma longa e consolidada experiência na área. Deste modo, o congresso afigura-se de extrema importância para o hospital porque além de revelar as informações de que já dispõe ao nível da educação médica, poderá descobrir novos procedimentos utilizados por outros hospitais na formação de médicos generalistas capacitados a atuar no processo saúde-doença.
É esperada a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre professores dos cursos da área de saúde, profissionais da área de saúde, gestores da área de saúde e estudantes de Graduação e Pós-Graduação na área de Saúde. Entre as atividades propostas, destacam-se as conferências, fóruns, comunicações orais, reuniões e lançamento de livros.