ISSN 2359-5191

19/10/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 98 - Arte e Cultura - Escola de Comunicações e Artes
Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro: nova base de dados facilita pesquisas
Projeto que reúne profissionais da ECA e da FFLCH (USP), além da Unicamp, pretende auxiliar estudos voltados ao teatro brasileiro e alocar, em um site, trabalhos concluídos
Máscaras de teatro. | Reprodução.

No âmbito acadêmico voltado para o estudo do teatro, fala-se muito sobre “fortuna crítica”, “bibliografia” e outros termos relacionados ao ato de pesquisar. Visando contribuir com estudiosos da área, o professor João Roberto Faria (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP) encabeça a proposta denominada Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro (BCTB), ao lado da professora Elizabeth Azevedo (Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP). O site, cujo endereço é http://www2.eca.usp.br/bctb, está sendo construído aos poucos e, no momento, já conta com várias teses, dissertações, livros, capítulos de obras, periódicos jornalísticos, artigos acadêmicos, entre outras produções catalogadas na base de dados apresentada.

O projeto surgiu por iniciativa do professor João Roberto Faria (docente de Literatura Brasileira e de Dramaturgia Brasileira do curso de Letras da FFLCH/USP), entre 2008 e 2009, quando ele começou a se reunir com os seus orientandos, um sábado por mês, para fazerem uma catalogação dos estudos acerca do teatro brasileiro. “Um pouco mais a frente, expus essa ideia para alguns colegas do Rio de Janeiro, a professora Tânia Brandão (Unirio) e outros, que faziam parte do GT [grupo de trabalho] Teatro Brasileiro da Abrace, que é a Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas”, relata João Roberto, que pensou a estrutura da bibliografia: ao trabalhar um primeiro agrupamento, livros e capítulos, abordar um breve comentário sobre o assunto da obra. “Informações para que você pudesse, depois, chegar a uma palavra-chave, a um conceito, a um autor e assim por diante”, exemplifica. Um segundo bloco abarca artigos publicados em revistas, pois “naquela altura, não havia tantas revistas online”, relembra. Os outros dois conjuntos agrupavam teses e dissertações e estudos introdutórios, prefácios, posfácios nas edições de peças teatrais. “Ele [o projeto] ainda está estruturado assim, com esses quatro campos”.

 

Cortina, luz e palco em prol da arte teatral. | Reprodução. 

 

Em 2010, uma primeira versão da bibliografia foi feita, a qual era, basicamente, um grande PDF que foi alocado na página da Abrace. “Nós fomos ao congresso da Abrace em 2010, anunciamos para todos que estavam ali que havia, agora, esse instrumento de pesquisa, que todos podiam também colaborar, enviando os seus próprios dados, enfim, colaborando com esse trabalho”.

No entanto, o tempo passou, os orientandos de Faria finalizaram mestrados e doutorados, a turma da Abrace se fragmentou e ele ficou, sozinho, realizando a atualização de livros, capítulos e estudos introdutórios. “A ideia ficou um pouco, digamos assim, amortecida”, resume o estudioso. O docente, porém, sabia que era necessário um esforço maior: por isso, há mais de um ano, convidou a professora Elizabeth Azevedo (ECA/USP) para cuidar da parte de revistas e a professora Larissa Neves (Unicamp) ficou responsável pelas teses. Assim, o trabalho chegou ao resultado atual: mais de mil livros e mais de 600 teses presentes no catálogo virtual. “A vantagem agora [é a] de que não é mais um arquivo de texto, mas é um banco de dados, onde você pode fazer a pesquisa cruzando as informações que você coloca no campo de busca”.

Plataforma digital

Atualmente, professores e voluntários cooperam na alimentação da base de dados. Para realizar a indexação de um elemento, o indivíduo é registrado no sistema, direcionado ao seu perfil e faz a catalogação, informando aspectos como autor, ano de publicação e palavras-chave.

Frederico Camargo, formado em informática e em Letras, é o criador da plataforma virtual que contém a Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro. Aproveitando a sua primeira formação, ao realizar pesquisas pessoais na área de Literatura, elaborou o modelo do sistema para que as informações fossem gerenciadas de uma maneira melhor. “Foi muito devargazinho, porque eu sou uma pessoa só. Comecei logo que acabou o mestrado, então isso aí está rolando há uns dois anos já”, conta Frederico. Em um contexto no qual a internet está recebendo, cada vez mais, escritos digitalizados, são necessários instrumentos que organizem e sistematizem essa grande carga informativa.

 

A base de dados em questão faz uso do espaço virtual para contribuir com os diversos estudos acerca do teatro nacional. | Reprodução.

Logo, no início de 2015, conhecendo o projeto através da professora Elizabeth Azevedo e do professor João Roberto Faria, Frederico Camargo ofereceu o sistema por ele criado para ser o aparato técnico da bibliografia. Dessa maneira, os esforços foram unificados e o que tinha sido feito antes da chegada da nova base já foi informatizado.

Teatro brasileiro na academia

“O interessante é que esse trabalho é sem fim, porque sempre estaremos atualizando, colocando dados novos, os livros novos que são lançados, os artigos que são publicados”, pontua João Roberto Faria, que destaca também o aumento do número de estudos envolvendo o teatro nacional. De acordo com o professor, o objetivo da Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro é ser “um banco de dados com o máximo de informações para qualquer estudante, de graduação ou de pós-graduação, que queira iniciar uma pesquisa sobre um determinado autor, sobre uma determinada peça”. Enfatiza, ainda, o caráter público do projeto: “Então, esse é o trabalho que nós temos em mente: de fazer um serviço público. A gente quer ajudar as pessoas a pesquisar e a escrever sobre teatro brasileiro”.

 

Reprodução.
                                                                       

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