ISSN 2359-5191

14/05/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 19 - Educação - Faculdade de Educação
Faculdade de Educação atualiza formação de estudantes e professores

São Paulo (AUN - USP) - A Semana de Avaliação Institucional do Curso de Pedagogia realizou-se recentemente e teve entre seus objetivos principais estavam discutir o atual currículo do graduando em pedagogia da Faculdade de Educação da USP e suscitar debates sobre o profissional ideal que uma faculdade de educação deve formar.

O evento durou a semana inteira, e para cada dia, um tema principal foi assunto de abordagem. Na segunda-feira, por exemplo, foi pauta da discussão o atual currículo de Pedagogia da USP e o Plano de Metas do curso. Também foram chamados, na parte da tarde, duas professoras de Pedagogia da UNESP e da UNIFESP para contribuir com experiências e relatos sobre o ensino nessa área.

Na terça-feira foi feita uma mesa-redonda envolvendo concepções sobre formações de professores, que concernia ao futuro dos educadores. Esse tipo de discussão é duplamente válido, porque abrange tanto o professor mestre ou doutor que leciona na faculdade e o aluno de Pedagogia, que futuramente passará a exercer o papel de professor também.

Na quarta-feira, seguindo um programa lógico de atividades, os participantes da Semana dividiram-se em conjuntos menores para debater questões pontuais do curso. Essa foi a situação em que os participantes mais se sentiram valorizados; em grupos de discussão, a probabilidade de todas as idéias serem ouvidas é muito maior, como efetivamente aconteceu.

Em discussões como estas, a tendência é perder o foco e cair em temas que vão e voltam sem conclusão nenhuma. Grandes encontro e fóruns muitas vezes não produzem resultados concretos porque as discussões caem em becos sem saída; contudo, os grupos parecem ter sido muito proveitosos, como afirmam alguns participantes, como a estudante de Pedagogia Eloá del Corso: “Discutir o curso é muito gratificante, espero que cheguemos a bons resultados”.

Na quinta-feira houve um esforço no sentido de não perder todo o trabalho efetuado no dia anterior; ou seja, a sistematização das pautas. Abordou-se desde disciplinas, programa de curso, carga horária de aulas e quantidade de estágio até o esquema dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciações Científicas e projetos de extensão universitária. E logo após, no mesmo dia, mais propostas foram lançadas, como aumentar a ênfase no trabalho de educação infantil do currículo de Pedagogia e aprofundar as considerações sobre o campo da Pedagogia Social.

O último dia da semana foi dedicado ao debate sobre o futuro e as perspectivas do curso. Debateu-se o cenário atual para o profissional da educação, e ao final ocorreu uma plenária sobre a adequação do curso às diretrizes nacionais de Pedagogia, encerrando a semana deixando reflexões tanto para professores quanto para alunos.

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