São Paulo (AUN - USP) - Especialistas de diversos países vão se reunir entre os dias 29 e 31 de outubro para debater a história da enfermagem na formação dos profissionais da área. Sob o tema “Memória e identidade profissional”, a Escola de Enfermagem da USP realiza o 1º Simpósio Ibero-Americano de História da Enfermagem no Centro de Convenções Rebouças.
Segundo a professora Taka Oguizzo, titular da Escola de Enfermagem e presidente do evento, o simpósio vai abordar três áreas específicas: antropologia dos cuidados, história das instituições e histórias da vida.
A expectativa é de que as conferências contribuam para o desenvolvimento interdisciplinar dos estudos de história da enfermagem, reunindo pesquisas e sobre o tema, além de contemplar as diversas áreas de formação do enfermeiro.
O encontro é uma iniciativa do Centro Histórico-Cultural da Enfermagem Ibero-Americana, o CHCEIA, criado há quinze anos, durante as comemorações do qüinquagésimo aniversário da Escola, para preservar a memória histórica da enfermagem. Na próxima quarta-feira, a Escola de Enfermagem da USP vai completar o seu 65º aniversário. A realização do simpósio faz parte das comemorações.
Entre os conferencistas, está confirmada a presença de Hiroko Minami, presidente da International Council of Nurses, organização sediada em Genebra, na Suíça. Também participarão o professor de História da Enfermagem da Espanha, Jose Siles Gonzáles, coordenador da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Alicante, e Marília Viterbo, da Associação Portuguesa de Enfermeiros. Além das conferências e debates, o evento vai contar com apresentações de temas livres e com exposições temáticas.
O Simpósio é destinado principalmente aos pesquisadores da história da enfermagem, mas também é aberto à comunidade acadêmica em geral e aos demais interessados. As inscrições podem ser feitas no local do evento. Devido ao número limitado de vagas e à grande procura gerada até agora, os organizadores alertam que as inscrições devem ser feitas com o máximo de antecedência. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3061-7548.