ISSN 2359-5191

22/03/2000 - Ano: 33 - Edição Nº: 02 - Sociedade - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Seminário reúne escritores portugueses e africanos

São Paulo (AUN - USP) - Em meio a tumultuadas e controversas comemorações do "Descobrimento" do Brasil, o Departamento de Letras da Universidade de São Paulo parece ter encontrado uma outra forma de celebrar as heranças deixadas pelo povo do "além -mar". Promovendo, de 2 a 5 de maio, o Seminário Literatura, História e Política: Relações entre os países de Língua Portuguesa. Concebido pelos professores Benjamim Abdala e Elza Miné, coordenadores do Centro Estudos Portugueses, o evento tenta fugir dos tradicionais encontros de Literatura.

Para uma discussão mais frutífera, mistura estudiosos de outras áreas, realizando uma série de encontros e debates não só com especialistas em Literatura mas também escritores e cientistas sociais luso-afro-brasileiros. Seguindo esse caminho, o seminário é aberto com a palestra "Inserção Política" do sociólogo português Boaventura de Souza Santos, professor catedrático e diretor do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia de Coimbra. Ausente nesse primeiro momento a literatura encontra seu espaço logo em seguida na mesa "Multiculturalismo e cultura portuguesa no Brasil" que reúne os portugueses Eduardo Lourenço e Eduardo Prado Coelho, ambos ensaístas e críticos literários.

Eduardo Lourenço é autor não só dos mais referenciados ensaios sobre Fernando Pessoa como também desenvolve uma trajetória que percorre a história literária portuguesa dos séculos XIX e XX , fazendo incurssões no tempo e no espaço , que vão até Camões,Vieira e Montaigne .Entretanto, a literatura é só a raiz de seu pensamento, que atravessa outras áreas como a pintura e os problemas de nosso tempo. No mesmo rumo ,segue Prado Coelho abarcando em sua obra uma reflexão que apaga as fronteiras entre literatura , pensamento , política e arte.

Os escritores e não só os teóricos serão ouvidos nos outros dias do seminário. Aproveitando a vinda de escritores portugueses e africanos ao Brasil, por ocasião da Bienal do Livro, busca-se um maior intercâmbio cultural , um contato mais próximo com alguns desses autores ." Ter todos esses escritores aqui é uma oportunidade única , por isso decidimos reuni-los" afirma Célia Marinangelo, da comissão organizadora . Na mesa "Ouvindo os poetas", Nuno Júdice , Castro Mendes e Ernesto Melo e Castro, entre outros festejados poetas portugueses contemporâneos, lerão seus próprios poemas , dialogando com o público de maneira mais informal.

Discutindo a realidade política e social dos países de língua portuguesa através dos estudos comparados de literaturas haverá ainda aquela que Célia aponta como a " nova promessa do Romance português": Inês Pedrosa. Jornalista e escritora, Inês vem conquistando público e crítica em Portugal com sua Fotobiografia de Cardoso Pires e seu último romance "Nas tuas mãos" que recebeu o prêmio Máxima de Literatura .Para fechar o encontro, o angolano Pepetela. A despeito da guerra civil que há anos assola seu país e mostrando a força de resistência da literatura, o autor de "Gloriosa Família" encerra o seminário discutindo com os pesquisadores e interessados em sua obra.

O evento que acontece no conjunto didático de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP . As inscrições podem ser feitas pelo telefone 818-3751 mas o encontro está aberto a participação de quaisquer interessados.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br