São Paulo (AUN - USP) - O impacto da Internet sobre o imaginário será discutido no II Encontro sobre Imaginário, Cultura e Educação, realizado pela FEUSP (Faculdade de Educação da USP). A conferência que abordará o assunto será ministrada por Juremir Machado, professor da PUC/RS, baseada na sua tese de doutorado, defendida recentemente na França. O francês Jean-Pierre Sirroneau, primeiro estudioso do imaginário, será o principal convidado do evento, com uma conferência sobre a privatização da religião.
O Encontro, que acontecerá dos dias 8 a 10 de maio, é promovido pelo CICE (Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação). O objetivo desse evento é apresentar o que têm sido feito no Brasil e exterior a respeito dos estudos sobre Imaginário, possibilitar aos pesquisadores a troca de experiências, proporcionar a discussão de novas teorias e idéias, assim como apontar e orientar novos caminhos para a inserção das teorias na vida prática do educador.
A conferência de Maria do Rosário Silveira Porto, professora da própria FEUSP, sobre Imaginário e Cultura encerra o primeiro ciclo do Encontro, que deve seguir com uma série de mesas redondas e oficinas. As mesas-redondas contarão com a participação de pesquisadores de diversas universidades do país para debater os temas: Imaginário e Violência, Música e Literatura, Cultura e Rituais na Educação e Imaginário, Cibercultura e as novas Sociedades de Informação.
As oficinas representam o elemento novo no encontro. Chamadas de Oficinas Sensíveis e separadas em assuntos como Criatividade, Arte, Música e Poética, servirão como complemento às discussões puramente teóricas, buscando debater as formas de aplicar as idéias expostas no cotidiano da sala de aula. No encerramento, o encontro contará com a participação de Antônio Nóbrega, conhecido artista dedicado à conservação e divulgação cultura popular brasileira, que irá encenar a aula-espetáculo Sol a Pino.
A idéia de realizar um evento desse porte surgiu do sucesso de encontros semelhantes que aconteciam bienalmente na cidade de Recife, primeiro núcleo universitário de investigações sobre o Imaginário no país. Essa iniciativa atraía um grande número de pessoas e suscitava discussões que acabavam por repercutir no Brasil todo. Procurando trazer essa movimentação para a USP, realizou-se o I Encontro sobre Imaginário, Cultura e Educação na FEUSP em 1998 com grande sucesso nos meios acadêmicos, segundo o professor Marcos Ferreira Santos, responsável pela coordenação do encontro, o que incentivou e deu ânimo a essa segunda edição.
O público-alvo são pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos em estudos sobre o tema, mas é aberto a outros interessados. Não existe um número máximo de inscritos, exceto para as conferências, que poderão comportar até 150 pessoas. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de março mediante o envio para a FEUSP do artigo ou poster e também do pagamento da taxa de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através dos emails marcosfe@usp.br ou cila@usp.br ou pelo fax (11) 815-0232.