São Paulo (AUN - USP) - Segundo a dissertação de mestrado do geólogo Paulo Roberto Ferreira de Albuquerque, a faixa de idade em que o Grupo Alto Paraguai se encontra tem grande relevância na história da vida na Terra, justificando a importância da continuação da pesquisa nessa área.
Foi defendida no dia 17 de agosto, no Instituto de Geociências, a dissertação cujo título simplificado é “Reavaliação de Estruturas de Possível Origem Biogênica do Grupo Alto Paraguai”. Paulo teve a orientação do professor Thomas Rich Fairchild.
A paleontologia, assunto do trabalho, é a ciência que estuda os fósseis, que são os vestígios deixados por seres vivos, a maioria dos quais extintos. É um campo de estudo que fica entre a geologia e a biologia. Sua importância está no conhecimento que seu estudo traz sobre a evolução da vida em nosso planeta.
Um dos principais assuntos da dissertação é o estudo dos restos e marcas deixados por animais, a icnologia. Icnofósseis, ao contrário de fósseis corpóreos, são os registros de marcas deixadas pela atividade dos animais, como pegadas ou pistas. As pegadas de dinossauros encontradas no mundo todo são um exemplo de icnofóssil.
A primeira parte da dissertação constitui-se de um embasamento teórico. A segunda parte é mais prática. Além de amostras do Grupo Alto Paraguai também foram estudadas na dissertação amostras da Formação Cariri.
Essas duas formações foram consideradas afossilíferas até pouco tempo atrás, mas o trabalho de Paulo Roberto Ferreira de Albuquerque indica que esses grupos merecem mais estudos futuros. Ele identificou alguns fósseis da formação Cariri e um dubiofóssil da formação Alto Paraguai. Dubiofóssil é um objeto ou estrutura de possível, mas ainda indeterminada, origem biogênica, ou seja, com origem em seres vivos. Em muitos casos há semelhanças de icnofósseis com estruturas sedimentares. As amostras do Grupo Alto Paraguai já constavam da coleção do Instituto de Geociências, mas Paulo coletou pessoalmente as amostras da Formação Cariri na Bacia do Araripe, CE. A idéia inicial era ir ao Mato Grosso, mas isso não foi possível.
A dissertação de mestrado foi baseada numa tese de doutorado de 10 anos atrás. Em seu trabalho, Paulo chegou a algumas conclusões diferentes dessa tese de uma década atrás. Em sua dissertação, Paulo propõe a aplicação de algumas metodologias pré-existentes. Ele tomou algumas propostas na literatura e as adequou aos seus problemas particulares.