São Paulo (AUN - USP) - Propostas didáticas e lúdicas para promover a educação das geociências ao público jovem, como “o jogo da trilha do tempo geológico”, “geociências em quadrinhos” e a “casa geológica” – maquete que mostra a proveniência dos minerais que compõem os objetos presentes em nosso cotidiano – foram apresentadas no 1º Workshop de Geociências. O evento, realizado recentemente no Instituto de Geociências (IGc) da USP, foi organizado por alunos do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental da USP, mas também contou com participação de alunos do IAG e da UNESP, Rio Claro. A maior parte dos trabalhos apresentados tinha como foco a popularização dos conceitos de ciências da terra entre crianças e adolescentes.
O workshop teve participação da professora Maria Cristina Motta de Toledo, EACH-USP, uma das idealizadoras do curso de licenciatura do IGc, fundado há cinco anos. Ela acredita que o conhecimento em ciências da terra contribui para a formação dos cidadãos e, com a maior compreensão do meio que ocupamos e dos recursos naturais que utilizamos, podemos realizar decisões mais responsáveis no futuro. Entender a formação do planeta terra é fundamental para as nossas vidas, porém a professora afirma que o ensino em Geociências foi relegado, no Brasil, por gerações.
Tanto o workshop como a palestra da professora vêm de encontro com uma discussão global do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), promovido pela UNESCO, que ocorrerá no período de 2007-2009. No mundo inteiro estão sendo realizadas atividades com objetivo de discutir a educação ambiental e os efeitos da pressão do homem sobre o ecossistema. O 44º Congresso Brasileiro de Geologia - que será realizado em outubro, em Curitiba - também adotou esta abordagem. No espírito da AIPT o logo do congresso é “o planeta em nossas mãos” e a apresentação dos trabalhos será feita com base na divisão por dez grandes temas referentes a meio-ambiente.
Cresce a cada dia a preocupação da sociedade com o meio ambiente e a preservação da qualidade de vida para as gerações futuras. A conscientização ambiental é um discurso que ganhou espaço no debate público internacional. O 1º Workshop de Geociências realizado pelos alunos da USP surge neste contexto, assim como demais iniciativas de diferentes formatos realizadas pelo IGc-USP. O próprio curso de Licenciatura da USP que é novidade no Brasil – existe apenas outro semelhante no país, na Universidade de Brasília - é um reflexo deste processo. Outro exemplo é a crescente publicação de livros didáticos sobre Geociências de grande aceitação no nível médio e superior, por parte de pesquisadores do instituto.
Um grupo de alunos da empresa júnior do IGc, Geo Jr., estão realizando um curso de conceitos básicos de geologia para professores da rede pública de ensino. O curso terá duração de três finais de semanas, carga horária de 150 horas. As aulas serão realizadas todo sábado até o dia 12 de abril.