São Paulo (AUN - USP) - A televisão é o único meio tecnológico que as crianças usam com exclusividade para relaxar. Essa e outras constatações fazem parte da pesquisa Playground Digital, feita pelo canal Nickelodeon em doze países com mais de 7.200 crianças com idade entre 8 a 14 anos. A pesquisa foi apresentada por Jimmy Leroy, vice-presidente de criação do canal infantil, em debate promovido recentemente pela TV USP no Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).
A pesquisa revelou também que a TV continua sendo o tipo de tecnologia que as crianças mais utilizam e é aquela que mais as agrada. Além disso, ela é responsável por estimular a busca de conteúdos em outras mídias, como a internet. Leroy acredita que qualquer veículo destinado às crianças, seja ele audiovisual ou impresso, deve possuir uma extensão no mundo digital. “É importante abrir ao máximo o canal de comunicação para o público” disse o vice-presidente de criação da Nickelodeon.
De acordo com a pesquisa, 70% do público infantil acessa à internet pelo menos três vezes por semana. Leroy aposta que os meios que não se adaptarem a demanda infantil por um conteúdo digital sairão prejudicados. Para ele, as crianças que encontrarem os sites das revistas ou canais com conteúdos pouco atrativos podem até se desinteressar por esses meios de comunicação.
Se antigamente as crianças costumavam conversar sobre o que viam na televisão, hoje em dia, elas também trocam essas informações via internet usando o MSN. Além disso, as crianças não usam mais os velhos diários para se expressarem, elas expõem as dúvidas, os pensamentos, as angústias e as paixões através de blogs e sites de relacionamentos. A internet também foi apontada como o principal meio de manter contato com os amigos.