ISSN 2359-5191

16/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 19 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Pesquisa investiga relação de crianças com TV

São Paulo (AUN - USP) - A televisão é o único meio tecnológico que as crianças usam com exclusividade para relaxar. Essa e outras constatações fazem parte da pesquisa Playground Digital, feita pelo canal Nickelodeon em doze países com mais de 7.200 crianças com idade entre 8 a 14 anos. A pesquisa foi apresentada por Jimmy Leroy, vice-presidente de criação do canal infantil, em debate promovido recentemente pela TV USP no Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

A pesquisa revelou também que a TV continua sendo o tipo de tecnologia que as crianças mais utilizam e é aquela que mais as agrada. Além disso, ela é responsável por estimular a busca de conteúdos em outras mídias, como a internet. Leroy acredita que qualquer veículo destinado às crianças, seja ele audiovisual ou impresso, deve possuir uma extensão no mundo digital. “É importante abrir ao máximo o canal de comunicação para o público” disse o vice-presidente de criação da Nickelodeon.

De acordo com a pesquisa, 70% do público infantil acessa à internet pelo menos três vezes por semana. Leroy aposta que os meios que não se adaptarem a demanda infantil por um conteúdo digital sairão prejudicados. Para ele, as crianças que encontrarem os sites das revistas ou canais com conteúdos pouco atrativos podem até se desinteressar por esses meios de comunicação.

Se antigamente as crianças costumavam conversar sobre o que viam na televisão, hoje em dia, elas também trocam essas informações via internet usando o MSN. Além disso, as crianças não usam mais os velhos diários para se expressarem, elas expõem as dúvidas, os pensamentos, as angústias e as paixões através de blogs e sites de relacionamentos. A internet também foi apontada como o principal meio de manter contato com os amigos.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br