ISSN 2359-5191

28/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 26 - Educação - Faculdade de Educação
O eterno aprendiz do Cala-Boca-Já-Morreu

São Paulo (AUN - USP) - Como ele mesmo se denomina em seu site, Marculus é um eterno aprendiz. Professor da Faculdade de Educação da USP, Marcos Ferreira Santos é professor de mitologia comparada, folklorista, pedagogo, arte-educador, doutor em Filosofia da Educação, livre-docente em Cultura & Educação e cultivador de bonsai tropical.

Ele dá uma matéria optativa para os alunos de graduação em Pedagogia que se chama “Cultura & Educação II: Imaginário e Processos Simbólicos”. No programa Universidade Aberta à Terceira Idade está dando o curso “Música & Memória 7: Trilhas Sonoras”.

Como ele mesmo diz é “um teimoso menino de escola pública que se aventurou em outras paragens”. Nasceu em Santos e cedo deixou o mar para trabalhar como aprendiz de torneiro mecânico no ABC Paulista. Encontrou sua primeira figura de mestre num torneiro mecânico chileno, Enrique Parada, que o ensinava a desviar dos cavacos e, ao mesmo tempo, as vinhas, parras, cuecas, poesia e a ditadura militar num Chile destroçado de onde havia fugido e diz que assim se imprimiu um perfil de folklorista, filósofo e mitólogo na área da educação.

Já foi professor de Filosofia da rede pública, chefe da seção de ensino e divulgação do Instituto Butantan e até bombeiro. Hoje em dia é líder do grupo de pesquisa e coordenador do Lab_Arte – laboratório experimental de arte-educação & cultura ; e do CICE (Centro de Estudos do Imaginário, Cultura e Educação). Criado em 1994, junto à área temática da pós-graduação "Cultura, Organização e Educação" e ao Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da Faculdade de Educação da USP, o CICE se vincula ao Groupement de Recherches Européennes Coordonnées – Centres de Recherches sur l’Imaginaire cujo fundador foi o professor Gilbert Durand em 1966.

Entre as linhas de pesquisa do CICE, estão: Antropologia da Educação e das Organizações, Antropologia do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Hermenêutica Simbólica, Sócio-antropologia do Cotidiano e Educação & Cultura Escolar Brasileira.

O Lab_Arte e o CICE têm por objetivo criar um espaço de pesquisa, estudos, circulação e trocas disciplinares de temas relacionados ao imaginário, à cultura e à arte-educação numa perspectiva antropológica. Atualmente, vêm desenvolvendo projetos de pesquisa nacionais e internacionais, seminários de estudo e cursos de atualização para professores da rede de ensino fundamental e médio e de universidades, entre outras coisas.

Além de tudo, o professor Marcos ainda assessora desde 1996 o Projeto Cala-Boca-Já-Morreu, uma ONG que visa permitir a livre expressão de crianças e adolescentes em meios de comunicação tais como rádio, tv, jornal e internet, com ênfase em educação ambiental.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br