São Paulo (AUN - USP) - “Hoje, o assessor tem que ser aquele cara preocupado com a imagem (da empresa), ele tem que conhecer o produto, comer e dormir o produto. O bom assessor de imprensa sabe o que está acontecendo nos bastidores.” Esse é o pensamento do criador e gerente nacional do Departamento de Comunicação da Rede Record, Ricardo Frota, que compareceu em evento realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) para falar sobre políticas de comunicação coorporativa.
Os assessores de imprensa não podem ser estereotipados como apenas responsáveis por divulgar os feitos de uma corporação na mídia. Para ele, o release impresso está com os dias contados. O futuro do release é o vídeo on demand (estilo You Tube), que poderá ser visto não só pelos profissionais da imprensa, mas por todos que se interessam pelas notícias de uma empresa. É essencial que os assessores consigam perceber as novas tendências para divulgar informações. “Hoje o profissional de comunicação é um visionário! Ele tem que estar à frente”.
Frota acredita que um departamento de comunicação eficiente deve estar subordinado diretamente à presidência da empresa, pois assim qualquer problema é resolvido mais rapidamente. Tal departamento deve abranger vários segmentos: atendimento à imprensa, ao público interno (empregados) e externo, promover eventos e ser encarregado por criar conteúdo para o site da corporação. Frota enfatiza a importância dos funcionários serem informados de todos os passos da empresa e se ela conseguiu ou não atingir as metas planejadas. Dessa forma, eles ficam mais motivados para o trabalho.
Os profissionais da área de comunicação têm que situar a marca da empresa no mercado e cuidar para que ela não seja ofuscada pela fama de nenhum funcionário da firma. Frota cita a Record como exemplo, dizendo que no passado, os artistas que lá trabalhavam eram mais conhecidos que a emissora. O departamento de comunicação tem que saber como está a imagem da empresa na mídia e o que fazer para melhorá-la. Dentre os mecanismos considerados mais eficazes para modificar a imagem de uma empresa, Frota destacou dois: as pesquisas de opinião e os grupos de discussões. Segundo ele, pesquisa tem que ser utilizada ao invés “de ficar na gaveta”.