São Paulo (AUN - USP) - A tecnologia está cada vez mais potencializando a nossa capacidade criativa. Essa é a opinião de Julius Wiedemann, editor da área digital da editora alemã de livros de arte Taschen. Wiedmann ministrou a palestra “Comunicação e Tecnologia: o casamento do século XXI”, realizada, recentemente, na Escola de Comunicações e Artes da USP – ECA/USP.
“Imaginação é mais importante que o conhecimento”. Wiedemann utilizou essa conhecida frase do cientista Albert Einstein, e outras de pensadores famosos, para destacar a importância da criatividade na comunicação. O editor diz que antigamente a limitação tecnológica influenciava na criação, uma vez que ela impedia que toda a criatividade fosse colocada em prática, mas que, hoje, graça aos avanços tecnológicos, isso não ocorre mais.
Wiedemann também ressaltou que atualmente temos à nossa disposição muitos tipos de veículos midiáticos para nos expressarmos, como revistas, Internet, rádios, livros, DVDs, dentre outros. Porém, esses meios estão a cada dia mais segmentados. Isso ocorre para atender aos diferentes gostos dos grupos existentes. Os jovens, por exemplo, preferem as mídias digitais.
A interatividade foi outro ponto destacado na palestra. Segundo o editor, ela se tornou, hoje, o ponto central da comunicação. A interatividade surgiu com os computadores e desde então as suas possibilidades de uso na comunicação se tornaram muito grandes. Ele explica isso citando a publicidade que, atualmente, busca interagir com os potenciais clientes de um produto, através de campanhas publicitárias cada vez mais criativas.