ISSN 2359-5191

30/06/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 64 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Pesquisador da USP estuda a livre improvisação musical

São Paulo (AUN - USP) - Promover uma reflexão capaz de proporcionar um melhoramento do ambiente de livre improvisação musical é o principal objetivo da pesquisa de Rogério Luiz Moraes Costa, professor do Departamento de Música da USP (CMU-ECA-USP). O pesquisador apresentou a sua pesquisa sobre livre improvisação musical durante o “III Seminário de Música, Ciência e Tecnologia” na palestra “Investigação sobre o ambiente da livre improvisação musical: fundamentos para uma máquina de performance”, realizada, recentemente, na Escola de Comunicações e Artes da USP – ECA/USP. O projeto, com realização prevista para os anos de 2008 e 2009, refletirá sobre a idéia de processos composicionais que interferem nas práticas de livre improvisação musical e disciplinas relacionadas ao tema da pesquisa poderão ser implantadas na graduação do CMU-ECA-USP.

Costa diz ter constatado, em estudos anteriores, que a improvisação musical é pouco pesquisada em nosso país. Existem trabalhos abordando as possibilidades de utilização da improvisação, mas, observa o professor, essas pesquisas são centradas nos aspectos educacionais e não nos processos envolvidos na improvisação propriamente dita. O pesquisador também ressalta que há um grande número de escolas técnicas que realizam uma abordagem comercial importada de modelos norte-americanos que se propõe a “ensinar improvisação”, transmitindo, na maioria das vezes, um conjunto de fórmulas e regras mecânicas e superficiais. Sendo assim, essas escolas não promovem a improvisação musical, mas adestram os alunos dentro de idiomas musicais específicos.

Dessa forma, a pesquisa do professor pretende realizar uma abordagem aprofundada da improvisação musical, como forma de relacionamento do músico com o material sonoro. Será investigado como os músicos trazem para a improvisação as suas concepções, suas memórias gestuais e idiomáticas da música. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, será desenvolvida a observação de grupos de livre improvisação que, inicialmente, serão formados por alunos de iniciação científica, Mestrado e Doutorado. Também poderão ser objetos de estudo as performances de improvisadores-solistas e de grupos profissionais que se dedicam à improvisação tanto em nosso país como no mundo.

Para que este trabalho possa ser desenvolvido, esclarece o pesquisador, há o plano de construção de uma sala-laboratório adequadamente equipada com dispositivos eletrônicos de gravação e interação em tempo real. A sala funcionará tanto para sessões de improvisação, experimentação, workshops, escuta, análise e aulas, quanto para apresentações e sessões de escuta. Como esses aparelhos serão de fácil portabilidade, eles poderão ser empregados em apresentações e concertos externos. Também está no projeto a realização de congressos sobre improvisação, palestras, mesas-redondas e apresentações de música, teatro, dança e outras formas de arte que trabalhem com a improvisação.

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