ISSN 2359-5191

30/06/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 64 - Ciência e Tecnologia - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
“Mudança de cultura” é necessária na universidade, diz professora da USP

São Paulo (AUN - USP) - Para a professora Vilanice Alves de Araújo Püschel, uma “mudança de cultura” é necessária tanto nas universidades privadas quanto nas públicas para que se forme um aluno mais crítico e reflexivo. Ela defendeu, em palestra realizada recentemente na EEUSP (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo), que diferentes estratégias pedagógicas sejam utilizadas pelos professores.

Segundo Püschel, o uso de formas distintas de ensino possibilita que o aluno se mobilize diante das informações e “chegue à síntese”. O maior desafio da educação na atualidade, afirma, é tirar a “passividade” presente nos estudantes e torná-los mais críticos e reflexivos, pois o mundo é cada vez mais repleto de “incertezas”. Por isso, diz a professora, é necessário que os atuais currículos das universidades apresentem certa “abertura” e “flexibilização”, valorizando a curiosidade, o questionamento, a incerteza e o enfoque inter ou transdisciplinar.

Püschel apresentou diferentes tipos de estratégias, como a aula expositiva dialogada, portifólio, simpósio e oficina. Todas dentro de uma metodologia dialética, segundo a qual o conhecimento é construído pelo próprio sujeito na sua relação com os outros e com o mundo em que vive. Segundo a docente, a metodologia entende o homem como “ser ativo e de relações”. “A gente dá os instrumentos e permite que os outros os utilizem e os transcenda”.

Segundo Püschel, os professores geralmente estão muito “sobrecarregados”. Por isso, muitas vezes deixam de adotar diferentes estratégias pedagógicas. Enquanto o professor da universidade privada ganha por aula dada (e nada por atividades extra-classe, como correção de provas), ele geralmente não tem tempo para pensar em novas estratégias, afirma. Os professores de universidade pública, por sua vez, ficam tão envolvidos em pesquisas que nem sempre a aula vem em primeiro plano, diz a docente.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br