ISSN 2359-5191

16/07/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 72 - Educação - Faculdade de Educação
A Faculdade de Educação surgiu no papel há mais de 80 anos

São Paulo (AUN - USP) - A História da Faculdade de Educação começa há quase 90 anos. A Reforma Sampaio Dória (Lei nº 1750, de 08/12/1920) criou uma Faculdade de Educação, com o objetivo de desenvolver estudos avançados no campo da Educação, da Filosofia e das Artes. Essa Faculdade, porém, nunca chegou a funcionar.

Em 1920 um dos principais problemas na educação de nosso país, que persiste até hoje, já existia: o analfabetismo. Em 1920, quando Sampaio Dória assumiu a Diretoria da Instrução Pública do Estado de São Paulo, a situação do ensino primário já era problemática. Assim, Dória proferiu em seu discurso no dia da posse da Diretoria: “sempre que penso na realização prática dos princípios democráticos, uma dúvida, uma quase descrença, me assalta o espírito, diante do espetáculo doloroso da ignorância popular. Como organizar-se, por si mesmo, politicamente, um povo que não sabe ler, não sabe escrever, não sabe contar? Se o povo não souber o que quer, como há de querer o que deve? Governos populares, sem cultura, viverão morrendo da sua própria incultura. Eis por que me interessou, sempre, a solução prática do problema do analfabetismo. A instrução, primária e obrigatória, a todos, por toda parte, é ideal que me seduz”.

Como diretor da Instrução Pública do Estado de São Paulo começou uma reforma cujo ponto central era a reorganização do ensino primário. Ele encurtou o ensino primário para dois anos. Porém, sob protestos da população em geral e de estudiosos na área de educação, sua reforma foi revogada. Anísio Teixeira, sujeito de grande importância na história da educação no Brasil e quem difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, foi um dos que mais atacou a Reforma: “ela [a Reforma Sampaio Dória] era vista como uma democratização do ensino, mas passou a ser concebida como a sua diluição e o encurtamento dos cursos. Longe iam as idéias dos primórdios da república, em que se sonhava um sistema escolar, estendido a todos, mas com os mesmos padrões da educação anterior de poucos”.

Com a Reforma e todas suas leis revogadas, apenas 13 anos depois foi construído o Instituto de Educação, que logo seria incorporado à Universidade de São Paulo pelo Decreto Estadual nº 6.283, em 1934. Em 1938, o Instituto de Educação foi transformado na Seção de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e, mais tarde, no Departamento de Educação.

Com a Reforma Universitária da USP de 1968 e a elaboração de seus novos Estatutos, em 1969, finalmente, surgiu a Faculdade de Educação da USP (FEUSP), assim como conhecemos atualmente. Ela passou a funcionar efetivamente em janeiro de 1970. A FEUSP nos moldes de hoje tem apenas 38 anos, mas podemos dizer que sua história é muito mais antiga.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br