ISSN 2359-5191

18/09/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 87 - Saúde - Hospital Universitário
Estudo de doenças cardiovasculares é inédito no Brasil

São Paulo (AUN - USP) - Para investigar a relação entre os hábitos das pessoas e as doenças cardiovasculares, o projeto Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA), inovador entre as pesquisas já realizadas no país, recruta 5.000 funcionários da USP, entre 35 e 75 anos, a participarem como voluntários. O projeto iniciou-se nessa segunda-feira (18), com a análise de dois voluntários que, anteriormente ao início oficial, ajudaram o ELSA a se estabelecer no Hospital Universitário da USP (HU). “É como uma homenagem que a gente presta a eles, que tanto ajudaram a gente”, diz a pesquisadora responsável pelo projeto, Isabela Benseñor.

O procedimento consiste em uma análise da vida e da saúde de uma amostra de pessoas para entender o início das doenças cardiovasculares. Para isso, os participantes passam por uma entrevista em seu local de trabalho (fase um do estudo), para o mapeamento do seu cotidiano e hábitos. Na fase dois, eles passam por uma bateria de exames, que mostram o estado atual de saúde de cada um. Depois, uma equipe do ELSA vai acompanhar a vida dessas pessoas, com visitas periódicas, acesso consentido aos prontuários de exames, internações e visitas médicas, entre outras coisas. Esse processo, conhecido pelos especialistas como coorte, acompanha os voluntários por um longo período, podendo acompanhá-lo até sua morte.

Além do HU, o projeto conta com a participação de outras seis instituições: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e as universidades federais da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG), do Espírito Santo (Ufes) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para a médica responsável, é preciso que o estudo abranja todas as nuances de cada parte do Brasil.

“Em um país tão rico como esse, é possível fazer um estudo que possa mostrar o por quê de cada parte ter um tipo de doença diferente. Ainda não alcançamos o norte e o centro-oeste, mas é uma pretensão que temos a longo prazo”, diz a médica.

Apesar da verba destinada para o ELSA ser de apenas sete anos (dois anos de análise inicial e cinco de acompanhamento), Isabela não pretende parar por aí. “Essa é a primeira coorte dessas proporções já realizada no país e vai nos colocar em destaque dentro das pesquisas mundiais. Vamos procurar novos patrocínios para, quem sabe, continuar por um longo tempo com essa pesquisa”.

Para os que participam, é uma honra. “É uns projetos inovadores, que vai projetar o Brasil no mundo. E é coordenado por uma equipe experiente e dedicada., de fama internacional. Eu faço com alegria e dá vontade de voltar para ser tão bem cuidada de novo”, brinca Maria Alice de Franca Rangel Rebello, diretora técnica da biblioteca do HU. Ela é uma das homenageadas pelo projeto, já que auxiliou de diferentes formas a equipe dentro do hospital.

Além de servir para o estudo da coorte, as amostras de urina e de sangue retiradas durante a fase dois do ELSA serão armazenadas em nitrogênio, para análises posteriores de outras doenças. “Aqui podemos estar armazenando a descoberta do motivo do Alzheimer”, brinca Isabela. As amostras podem ser armazenadas por mais de 40 anos, coisa inédita na medicina mundial. Assim, o projeto pode contemplar, além do estudo das doenças cardiovasculares, a descoberta de novas doenças, de causadores e, quem sabe, de curas para os grandes males atuais.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br