ISSN 2359-5191

30/09/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 95 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Geociências
Alunos da USP têm curso sobre uso de software

São Paulo (AUN - USP) -O software de geoprocessamento ArcGISfoi o tema abordado pelo curso que o Cepege (Centro Paulista de Estudos Geológicos) promoveu de 2 a 30 de setembro. Dezoito alunos participaram das aulas que foram ministradas pela professora Elizete Domingues Salvador, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em laboratório do Instituto de Geociências da USP (IGc-USP). Com duração total de 40 horas o curso foi promovido pelo Cepege como complemento ao que é ensinado nas aulas regulares da graduação em Geologia, já que não há uma disciplina especifica sobre o uso de softwares de geoprocessamento

Produzido pela empresa americana ESRI (Environmental Systems Research Institute) o ArcGis é usado atualmente por cerca de 77% dos profissionais da área de geomapeamento, de acordo com dados da própria ESRI. Grandes institutos de pesquisa, como o IBGE, e também empresas, caso da CPRM, usam o ArcGis como sistema. Usando o banco de dados no formato geodatabase e base do sistema Windows o ArcGis alinhou todos os seus clientes e servidores sob uma única arquitetura de software, promovendo uma maior integração entre aqueles que desenvolvem trabalhos que envolvam locação de informações no espaço. “Pelo menos quando se fala em SIG (Sistema de Informação Geográfica) , o Arc GIS é referência, assim como o AutoCAD para desenho técnico”, diz Marcos Saito de Paula, atual presidente do Cepege.

O ArcGis é um software de geoprocessamento, o que consiste em fazer mapas no sistema SIG. A principal característica deste é que nele toda a informação se apresenta de duas maneiras: Através de coordenadas no espaço e de informações sobre o que existe naquele ponto. No caso de seu uso para a Geologia o sistema apresenta coordenadas de um ponto na superfície do planeta e informações sobre o tipo de rocha do local, que minerais existem ali e se existe minério de interesse econômico.

O geoprocessamento é hoje de fundamental importância para a Geologia, pois agiliza e potencializa o trabalho dos geólogos tanto antes quanto depois de realizado o trabalho em campo. “Todo geólogo hoje em dia deve saber um mínimo sobre isso”, completa Marcos Saito.

A Geologia, porém, não é o único campo onde um software como o da ESRI pode ser útil. O ArcGis pode ser utilizado pela área de Geografia, para mapeamento em geral, por empresas que precisam de informações geográficas de clientes e produtos, empresas de serviços, como água, luz e telefone, construção de estradas, agropecuária, ecologia, planejamento urbano ou rural e mesmo na área de segurança, para mapeamento do local de ocorrência e da freqüência de crimes.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br