São Paulo (AUN - USP) -Após conseguir aprovar a Lei Cidade Limpa e promover a retirada de anúncios, banners e outros tipos de mídia visual das ruas da cidade, a prefeitura começou a organizar a iniciativa privada para promover a revitalização de São Paulo. As empreitadas que se encaixam nesse projeto chamam-se termos de cooperação.
Os termos de cooperação consistem na reunião de membros da sociedade e órgãos públicos para o aprimoramento visual de bairros, por exemplo. A iniciativa pode partir de empresas ou da própria prefeitura. Regina Monteiro, diretora da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), explicou esse programa em sua palestra durante a VI Semana de Turismo, organizada recentemente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atualmente, existem 282 projetos em vigor no município, com outros esperando aprovação.
Um exemplo de termo de cooperação é o que atualmente ocorre no bairro da Liberdade. O Banco Bradesco reuniu moradores do local para recuperar o espaço público – calçadas, fachadas, sinalizações. A idéia é recuperar o ambiente oriental que o bairro proporciona e renovar suas instalações. O plano é conseguir promover a marca do banco pelo bairro, mas de uma forma amena e que não ofenda o espaço visual. Os gastos desse projeto já atingem aproximadamente R$ 3,5 milhões, o que demonstra a quantidade de verba economizada pelo governo municipal.
Mais um termo de cooperação que está em vias de ser implantado envolve o bairro da Vila Madalena, tradicional pela vida boêmia. Pensando nisso, a cervejaria Bohemia entrou em contato com a prefeitura de São Paulo, com a idéia de montar um mobiliário urbano nas ruas do bairro. Além disso, o plano é pintar as calçadas com as cores da cervejaria: chocolate e creme. Assim, a única menção feita à empresa seria seu esquema de cores e, em troca, a Vila Madalena seria revitalizada.
A diretora da Emurb ainda citou um projeto diferente dos demais. O Grupo Votorantim, um dos conglomerados mais tradicionais do Brasil, começou a organizar um termo de cooperação com a prefeitura que consiste em recuperar esculturas famosas pela cidade. Uma das esculturas já trabalhadas é a do prefeito José Vicente de Faria Lima, localizada na Brigadeiro Faria Lima, grande avenida de São Paulo. A empresa também monta um texto descritivo sobre a obra, com suas especificações técnicas, para ficar ao lado da escultura. Nesta placa é que vai o nome do Grupo Votorantim, menor do que o brasão da prefeitura.
Para Regina Monteiro, esses termos são importantes porque, ao mesmo tempo em que atualizam a paisagem da cidade após a despoluição visual, também possibilitam uma alternativa publicitária dentro do exigido pela Lei Cidade Limpa.