São Paulo (AUN - USP) - A partir do dia 10 de junho, os ouvintes da Rádio USP (93,7 MHz) terão à disposição um programa de entretenimento voltado à divulgação da cultura nacional. É o Colcha de Retalho, que irá ao ar às segundas-feiras das 12h às 12h30.
A produção independente de Francine Segawa, Gustavo Aranda, Gustavo Gomes, Luana Lira, Maria Carolina Maia, Maria Regina Carriero, Ricardo Romani e Thaís Ushirobira, todos alunos ou ex-alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA), nasceu do interesse pelo assunto “cultura brasileira” associado à lacuna de informação trabalhada e específica sobre o tema.
O nome “Colcha de Retalho” não foi escolhido por acaso. A idéia dos produtores é costurar aspectos culturais, a fim de que seja constituído um programa divertido e com conteúdo. Para tanto, há um amplo uso de músicas e de literatura popular (dentro da qual entram manifestações como o cordel, contos, lendas e anedotas), juntamente com discussões sobre conceitos de cultura e explicações sobre ritmos, festas e religiões.
A intenção inicial do grupo era a de elaborar programas temáticos. No entanto, a percepção de que os elementos da cultura brasileira dificilmente se esgotariam em 30 minutos levou à opção pela variedade.
O programa é dividido nos seguintes quadros: “Retalhando” – explora conceituações e definições; “Documentário” – emprega entrevistas que visam à análise mais aprofundada de manifestações; “Lenda” – lança uma história contada (e não representada) que valoriza a tradição oral brasileira; e “O que é, o que é?” – no qual são transmitidos sons e músicas característicos do folclore brasileiro.
Os elementos da linguagem do rádio são explorados com consciência. As músicas, por exemplo, não servem apenas para dar suporte à locução; na verdade, tudo está interligado e tem função informativa. Tal característica exige dedicação do grupo em todas as etapas do trabalho, desde a pesquisa e coleta de material até a edição. Estima-se que para a confecção de cada 30 minutos um total de mais de 10 horas é despendido pelos participantes. E sempre sobra material para programas futuros.
O grupo conta com o auxílio do professor André Barbosa (ECA) e do produtor Marcelo Bittencourt (Rádio USP). Os programas relativos ao mês de junho já foram finalizados e os alunos buscam parcerias e apoios culturais para o prosseguimento do projeto.
Mais Informações:
Thaís Ushirobira – Tel: 9638-0888
thaisushi@hotmail.com
ou
Francine Segawa – Tel: 9741-9291
francosmos@yahoo.com.br